28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Causa animal - 03/12/2023, 13:23 - Acácia Vieira

Corrida de jegue é cancelada em Feira de Santana

Competição aconteceria na manhã deste domingo (3)

Decisão foi tomada pela 2ª Vara de Fazenda Pública de Feira de Santana
Decisão foi tomada pela 2ª Vara de Fazenda Pública de Feira de Santana |  Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O evento "I Cavalgada Princesa do Sertão" que ocorre em Feira de Santana, tem como uma das atrações a corrida de jegues. A corrida que aconteceria na manhã deste domingo (3), foi suspensa pela 2ª Vara de Fazenda Pública de Feira de Santana, atendendo uma ação movida por advogados que prevê a proteção de animais.

Segundo os organizadores do evento, eles ainda não tinham sido comunicados sobre a suspensão da corrida e disseram estar surpreso com a ação já que houveram reuniões com Ministério Público e entidades relacionadas a proteção aos animais .

O filho do criador da corrida de jegue, Paulo Silva, falou que o evento não passa de uma brincadeira e que todos os animais passaram pelo veterinário antes do evento acontecer.

“Oficialmente não fomos comunicados e inclusive estamos surpresos com essa decisão porque nós já tivemos reuniões com o Ministério Público, Sociedade Protetora dos Animais, e eles nos passaram algumas normas e essas normas estão em cumprimento. Então você está aqui que todos os animais estão sendo avaliados por veterinário, estão na sombra, estão alimentados, e os corredores não podem usar nenhum tipo de acessório. Eles não usam espora, não usam taca, não usam nada para bater nos animais. É uma brincadeira, um evento cultural, regional, que já realizamos há 48 anos. Inclusive, a corrida de jegue existe no Brasil inteiro e recentemente houve a corrida de jegue em outra cidade, aqui em São Gonçalo, vizinho nosso”.

A suspensão da corrida foi embasada na Lei n. 7.347/1985 e no Código de Processo Civil, então até que se comprove o cumprimento das condições estabelecidas pela jurisprudência e doutrina referentes a práticas desportivas que envolvem animais, a decisão do juiz não muda.

A prefeitura informou que não faz parte do evento, mas que recebeu a notificação de suspensão e liberou uma nota de esclarecimento.

"A Prefeitura de Feira de Santana esclarece que não tem qualquer envolvimento no evento denominado I Cavalgada Princesa do Sertão, cuja realização foi proibida pela Justiça neste domingo (03). O Município recebeu notificação acerca da decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, proferida pelo Juiz plantonista Luiz Roberto Cappio Guedes Pereira.

O evento estava programado para ocorrer em um espaço privado, o Parque Coliseu do Sertão, e incluiria atividades como cavalgada, corrida de jegues e shows musicais. No entanto, as organizações não-governamentais (ONGs) Instituto Protecionista SOS Animais e Plantas e Rede Mobilização pela Causa Animal interpuseram pedido de liminar alegando maus tratos contra os animais.

A Prefeitura de Feira de Santana coloca-se à disposição do Poder Judiciário e das entidades envolvidas na causa animal, comprometendo-se a colaborar dentro das competências municipais".

exclamção leia também