
O presidente dos Correios, Fabiano Silva, detalhou, em entrevista ao Grupo A TARDE, como está funcionando o atendimento a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício do INSS. O serviço teve início nesta sexta-feira (30) em mais de 300 agências da Bahia, incluindo 12 em Salvador.
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“A ideia é que a gente tenha um atendimento em que as pessoas passem por uma triagem dos casos e tenham um atendimento humanizado, tenham um acolhimento nesse momento em que eles estão precisando do atendimento do serviço público”, disse Silva.
A iniciativa busca dar suporte às vítimas de uma fraude bilionária no INSS, que envolveu o desconto irregular de valores em benefícios de milhões de segurados em todo o país. A atuação dos Correios, segundo o presidente, será focada na triagem dos casos e no encaminhamento das contestações ao INSS.
“A nossa atuação é para que eles façam uma consulta se tiveram descontos que não foram autorizados, para que eles contestem esses valores, fala: ‘Olha, eu não autorizei esse desconto’. A partir daí, isso é postado no sistema do INSS e o INSS tem 15 dias úteis para fazer essa análise. Aí depois da restituição fica a cargo do INSS. O Correio não é o órgão que faz a restituição, mas as pessoas podem retornar ao Correio após os 15 dias para saber o resultado dado dessa contestação que eles fizeram”, explicou Fabiano.

Sobre a demanda prevista para a capital baiana, ele afirmou que cerca de 8% do total de beneficiários devem buscar atendimento presencialmente. Para evitar filas e garantir um processo mais organizado, o presidente orienta que os cidadãos busquem as agências com calma.
“A gente está preparado para atendê-los da melhor forma possível e a gente indica para a população que não precisa correr para a agência. Se tiver uma fila maior hoje, volta no dia seguinte. A agência vai deixar aqui disponibilizado também os horários em que o movimento é menor, aí as pessoas podem vir e não pegar fila, mas de toda forma, é importante que as pessoas se sintam acolhidas aqui na agência dos Correios”, concluiu.
A beneficiária Maria Terezinha, buscou atendimento na agência do Comércio e contou como foi a experiência: “Fui, tive direito a três descontos. Fui bem recebida, maravilhosa, não tenho que reclamar. Nota 10. Meus colegas aposentados, venham que vocês vão ser atendidos com carinho”, disse uma beneficiária.