O Edifício Oceania celebra 80 anos nesta sexta-feira, 15, com um coquetel para 250 convidados às 19h. A referência arquitetônica de Salvador foi inaugurada em 14 de agosto de 1943 pela família Costa Pinto, seguindo modelos da antiga Paris, que àquela época vivia o auge da Segunda Guerra Mundial.
As celebrações de aniversário do cartão postal localizado em frente ao Farol da Barra, terá programação extensa. A festa desta noite marca ainda a inauguração do Memorial do Edifício Oceania. A programação continua no dia 21, com palestra no terraço e visita guiada ao Memorial. Nos dias 22 a 24, acontece uma Feirinha de Artesanato no Largo do Farol.
As celebrações encerram no dia 24, com a entrega de alimentos não perecíveis recolhidos nos eventos para entidades e instituições beneficentes da região da Barra e para a Igreja de Nossa Senhora D´Ajuda, que serão distribuídos, respectivamente, no próprio bairro e no Centro Histórico.
Primeiras comemorações
Os 80 anos do edifício começaram a ser celebrados no dia 14 de agosto, quando ocorreu uma missa de ação de graças na Igreja da Vitória. De 17 a 31 de agosto houve ainda um ciclo de palestras, produzido em conjunto com o Núcleo de Tecnologia da Preservação e da Restauração da UFBA, que comemorou os 40 anos do Núcleo e o aniversário do Oceania. As palestras ocorreram na Faculdade de Arquitetura da UFBA, tendo o Oceania e a arquitetura de época como tema principal.