28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Data especial - 29/02/2024, 13:16 - Carla Melo / Portal A Tarde

Conheça as histórias de quem nasceu em ano bissexto

Desde 2012, uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento

Laura Xavier Malaquias, 8 anos e Amanda Freire Falcão, 32 anos, baianas que nasceram no dia 29 de fevereiro
Laura Xavier Malaquias, 8 anos e Amanda Freire Falcão, 32 anos, baianas que nasceram no dia 29 de fevereiro |  Foto: Arquivo pessoal

O ano de 2024 tem uma peculiaridade que só acontece a cada quatro anos: o dia 29/02.

Quem nasce em ano bissexto sempre escuta a piadinha que não faz aniversário todos os anos, mas para Amanda Freire Falcão, 32 Freire Falcão, 32, isso não é uma preocupação. “De forma natural e divertida, nunca foi uma questão forte para mim, muito pelo contrário. Minha família sempre fez com que me sentisse especial, como me sinto até hoje. Considero o 29/02 um dia de sorte! Além, o que torna mais inusitada a minha chegada ao mundo, ter nascido de 7 meses. Quase o combo do improvável”, brinca a arquiteta e urbanista.

A história de Amanda tem mais detalhes interessantes, além da data do nascimento. “No dia 28, ela [mãe] e meu pai foram comprar umas coisas que faltavam para o enxoval no mercado, e na hora de ir embora, quando foram pegar o ônibus para voltar, no processo do corre corre, minha mãe esqueceu do barrigão, e perna pra que te quero. Não teve outra: a bolsa estourou quando chegou em casa. O "Ah, que bom você chegou, bem-vinda a Salvador" foi cantada de uma forma diferente para eles. Adeus carnaval, Amandinha chegou! Prematura e no dia 29/02”, continua Amanda.

Quem também nasceu nesta data é a pequena Laura Xavier Malaquias, natural de Alagoinhas, que tem 8 anos. “Minha mãe explicou para mim que todo o ano sobra 6h, e juntando por quatro anos, forma um dia. Nesse dia é o meu aniversário, dia 29 de fevereiro, que é o ano bissexto. Eu aproveito e comemoro no mesmo dia. Hoje mesmo a minha festinha vai ser na escola”, explica de forma calma e objetiva a estudante do 3° Ano do Fundamental I.

Vale lembrar que desde 2012, uma lei federal determina que os cartórios registrem a data real de nascimento nos documentos do recém-nascido, ou seja, as pessoas que nascem no dia 29/02, não podem registrar como dia de nascimento, nem 28/02 e nem 01/03.

exclamção leia também