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PEGUE A VISÃO - 03/11/2024, 10:20 - Da Redação

Confira possíveis temas da redação da prova do Enem 2024

Redação dissertativa-argumentativa deve ter no máximo 30 linhas

Nota da redação pode ser um diferencial na média geral da prova
Nota da redação pode ser um diferencial na média geral da prova |  Foto: Olga Leiria / Ag. A TARDE

A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada neste domingo (3) e terá 90 questões, divididas igualmente entre ciências humanas e linguagens, além da redação dissertativa-argumentativa, de até 30 linhas.

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O tema da redação só é revelado no momento da prova e causa muita ansiedade entre os estudantes. Conforme a Cartilha do Participante, a prova de redação “exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política”.

O Portal Massa! conversou com o professor Saulo Luz, do pré-vestibular do Instituto Cultural Steve Biko, para listar possíveis temas. A sugestão do educador é que os alunos se preparem para dissertar sobre liberdade de expressão, desinformação e fake news. Ele acredita que o tema da prova de redação estará nesse universo.

Outras apostas do professor envolvem temas de outras áreas como educação, e questões sociais de gênero e raça. Além disso, a plataforma de estudos Guia do Estudantes listou 7 possíveis assuntos para a redação do Enem 2024. Se destacam inteligência artificial, segurança pública e meio ambiente:

- Desafios para combater a prática de bullying no ambiente escolar

- A busca desenfreada por procedimentos estéticos no Brasil

- Desafios para democratizar o acesso ao esporte no Brasil

- O impacto das mudanças climáticas nos direitos básicos

- O impacto do envelhecimento da população na Previdência Social

- A regulamentação da Inteligência Artificial e a desinformação no Brasil

- Desafios para a promoção da leitura e da alfabetização no Brasil

A TARDE Educação

O Programa A TARDE Educação tem sido um pilar na formação continuada dos professores, impactando os estudantes, além de fomentar uma cultura de respeito e empatia nas escolas parceiras. Com ações formativas, materiais direcionados e suporte ativo aos facilitadores, o Programa contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais, como regulação emocional e práticas de convivência saudável, fortalecendo a base socioemocional das instituições educacionais.

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