A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), lançou o edital para o Concurso de Decoração de Fachadas em celebração ao Dois de Julho – 2024. O concurso busca valorizar e premiar as melhores decorações de fachadas de imóveis situados ao longo do trajeto do Cortejo Cívico do Dois de Julho.
Todas as fachadas dos imóveis localizados entre o Largo da Lapinha e o Terreiro de Jesus participarão automaticamente do concurso, sem necessidade de inscrição prévia. Para competir, os proprietários devem decorar suas fachadas de acordo com o tema de 2024: “Dois de Julho: Povo Independente”, destacando aspectos históricos e cívicos relacionados à data.
Uma Comissão Julgadora, formada por um representante da FGM, um do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e um da sociedade civil, será responsável pela escolha das fachadas vencedoras. Os critérios de avaliação incluem a adequação à temática cívica, a preservação do patrimônio edificado, a criatividade e originalidade, e o uso de materiais ambientalmente sustentáveis.
Leia mais:
Tá estourado! Sanju de SSA aparece entre os 10 mais buscados no Google
Durante o Cortejo Cívico, a equipe da FGM fará registros fotográficos das fachadas decoradas, que servirão como prova do trabalho realizado. O proprietário da fachada vencedora será agraciado com uma placa decorativa, que será instalada no imóvel, reconhecendo-o como vencedor do Concurso de Fachadas do Dois de Julho 2024. Além disso, até três fachadas suplentes serão selecionadas, que poderão receber a premiação caso o vencedor principal esteja impedido.
A divulgação dos resultados ocorrerá até dez dias após o Cortejo Cívico e será feita tanto no Diário Oficial do Município quanto no site da FGM.