O governo federal anunciou nesta quinta-feira (6) a compra de mais de 263 mil toneladas de arroz para alimentar pessoas em um um período de 45 a 60 dias. A distribuição acontecerá através de uma ação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que deve fornecer o produto diretamente a pequenos varejos e através de leilões para grandes atacarejos e redes de supermercados.
Ainda nesta quinta-feira, a Conab conduziu um leilão público para a compra de arroz importado. Com subsídio governamental, o preço máximo do pacote de 5 quilos será de R$ 20, em embalagens que devem ser identificadas pelo governo federal.
“O objetivo único do leilão é garantir um acesso fácil e mais barato ao arroz, alimento básico da dieta diária das famílias brasileiras,” afirmou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
A importação tem o intuito de impedir que os preços do produto subam mais nos mercados. Até o momento, o valor do quilo do arroz já subiu 14%, atingindo até 100% em algumas regiões devido às inundações no Rio Grande do Sul, que é responsável pela produção de aproximadamente 70% do arroz produzido e consumido no país.