30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Preparativos - 09/12/2023, 19:27 - Da Redação

Comtur lança campanha de ordenamento e turismo

A iniciativa promove a escuta ativa nos setores ligados ao trade turístico e intermédia as demandas das comunidades

Os temas de interesse da região foram debatidos na última terça-feira (05), em reunião realizada na sede do Comtur
Os temas de interesse da região foram debatidos na última terça-feira (05), em reunião realizada na sede do Comtur |  Foto: Divulgação / Reprodução Video

O Conselho Municipal de Turismo de Camaçari (Comtur), está liderando um movimento formado por moradores e comerciantes da Costa de Camaçari, tendo como objetivo “ordenar para desenvolver”. A iniciativa promove a escuta ativa nos setores ligados ao trade turístico e intermedia as demandas das comunidades. Os temas de interesse da região foram debatidos na última terça-feira (05), em reunião realizada na sede do Comtur.

Na oportunidade, foi apresentado um vídeo informativo pedindo o ordenamento, atualização da legislação ambiental e intervenções no trânsito para as localidades turísticas do município. A produção audiovisual, aponta os transtornos causados pelos veículos de fretamento clandestinos, os prejuízos causados ao comércio local e relatam sobre o rastro de sujeira deixada nas praias, o que chamam de Turismo Predatório.

Os moradores acreditam, que as longas filas e o caos para embarque e desembarque nas localidades podem ser extintos ou apaziguados com o ordenamento do acesso dos veículos de grande porte, assim como a designação de áreas de estacionamento. Para ilustrar a reivindicação, usam como exemplo, as ações adotadas pelo município de Mata de São João através da Lei n° 832/2021, que disciplina sobre “o trânsito de ônibus, micro-ônibus e vans de fretamento turístico intermunicipal ou interestadual”.

O dispositivo legal implantado pelo município vizinho, estabelece que o acesso desses veículos de fretamento turístico intermunicipal ou interestadual somente será permitido às empresas, ou entidades registradas no DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, na AGERBA - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia e inscritas no CADASTUR, assim como precisam ter o acompanhamento do guia de turismo, devidamente credenciado pelo Ministério do Turismo.

O grupo argumenta, que as conquistas consecutivas do selo Bandeira Azul pelas praias de Guarajuba e Itacimirim, aliados ao investimento municipal de mais de R$ 100 milhões em obras de infraestrutura turística, credenciam o município de Camaçari para ser um um destino turístico nacional, demandando assim, uma maior atenção para a necessidade da regulamentação e profissionalização das atividades turísticas na sua costa.

O vídeo, assinado por associações comerciais e de moradores, apresenta uma reflexão sobre a importância do desenvolvimento do Turismo Sustentável para a região e visa buscar o diálogo com o poder executivo sobre o tema.

exclamção leia também