As companhias aéreas esperam transportar mais de 5,2 bilhões de passageiros em 2025. O principal motivo para essa alta expectativa é a redução no preço do petróleo, aliada a um aumento na procura por voos. Segundo a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), as receitas globais do setor devem ultrapassar a marca de 1 trilhão de dólares.
Caso essas expectativas se confirmem, 2025 será um ano recorde para o número de passageiros transportados, superando os 4,54 bilhões registrados em 2019. Após esse pico, os números caíram drasticamente devido à pandemia de COVID-19.
Apesar do esperado crescimento no número de passageiros, a margem de lucro das companhias aéreas deve permanecer modesta, com previsão de apenas 3,6%, o que equivale a um lucro estimado de 36,6 bilhões de dólares.
Leia mais:
De CLT a celebridade: 'mulher do avião' exibe 'publis' e causa na web
E agora? Saiba para onde vai fortuna do ganhador morto da Mega-Sena
A IATA também alertou que esses números podem sofrer alterações caso a situação geopolítica se agrave. Conflitos como a guerra na Ucrânia e tensões no Oriente Médio, bem como possíveis aumentos no preço do petróleo, podem impactar negativamente o setor.
“Esperamos que a paz retorne à região e que isso leve à reabertura de partes do espaço aéreo”, afirmou o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.