Por Maria Laura S. de Souza*
Os cemitérios de Salvador estão recebendo ações em preparação para o Dia de Finados, no dia 2 de novembro. A previsão da alta circulação de pessoas nesses locais preocupou o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMS), que estão realizando inspeções de combate ao Aedes aegypti e promovendo a limpeza dos equipamentos.
A chegada do verão traz uma maior probabilidade de proliferação do mosquito responsável pela transmissão da dengue, Zika e Chikungunya. As inspeções se iniciaram no dia 17 e seguem até o dia 31.
A ação será realizada no Cemitério Jardim da Saudade; os municipais de Brotas, Plataforma, Periperi, Paripe, Itapuã e Pirajá; Alemães, Campo Santo, Britânico, Quinta dos Lázaros, 3ª Ordem de São Francisco, Israelita, Memorial 1ª Ordem de São Francisco, Ordem 3ª do Carmo e Bosque da Paz.
“As equipes já foram fazer a inspeção e, se houver necessidade, vamos aplicar o inseticida”, diz Isolina Miguez, coordenadora do CCZ. A ação é parte integrante do plano Verão sem Mosquito, que age em lugares com grande circulação.
Entre 2 de janeiro e 21 de outubro deste ano, a SMS detectou 1.617 casos de dengue, 326 de Chikungunya e 54 de Zika.
O Cemitério de Plataforma está ampliando a capacidade com a construção de 945 novas gavetas de cremação. Além disso, a prefeitura oferta gratuitamente duas cremações por dia, através de uma parceria com o Jardim da Saudade. A cremação ocorre quando há manifestação do falecido, em documento público, registrado em cartório.
* Sob a supervisão da editora Kenna Martins