
No Dia Nacional do Artista de Teatro, comemorado nesta terça-feira (19), a Associação Teatro Gamboa, uma organização sem fins lucrativos, lançou uma campanha para arrecadar fundos que serão direcionados à compra da casa onde há 51 anos funciona o Teatro Gamboa. O objetivo é arrecadar R$ 500 mil para a compra do imóvel e para realizar reformas. As doações podem ser feitas através do link https://www.catarse.me/ficagamboa.
Leia Também:
O Gamboa reverte o total da bilheteria para as produções, iniciativa possível porque desde 2009 recebe o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, através do Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, suporte fundamental para a permanência das atividades do teatro a partir do investimento em sua manutenção, estrutura física e equipe técnica.
Em 2025 o Teatro Gamboa completa 51 anos e, desde o início das suas atividades, é reconhecido por ser um espaço democrático que investe tanto em artistas renomados quanto em novos nomes da cena cultural do estado. Foi o primeiro palco de cantoras que, mais tarde, se tornaram nacionalmente conhecidas, como Zizi Possi e Luedji Luna.
Para a comunidade artística de Salvador e da Bahia, o teatro promove a democratização do acesso e uma política de suporte, já que os artistas não pagam a pauta do espaço e contam com serviços como elaboração de cards de divulgação, assessoria de imprensa e suporte técnico. Essa democratização do acesso se dá também para o público, já que o Gamboa oferece opções com preços populares ou de graça.