25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Stella Maris - 14/05/2024, 19:38 - Da Redação

Colônia de gatos em Stella Maris preocupa moradores da região

Mais de 50 felinos vivem na colônia e 'atrapalham' o transito e comércio no local

Mais de 50 gatos vivem no local
Mais de 50 gatos vivem no local |  Foto: Freepik

Uma colônia de gatos de Stella Maris vem preocupando moradores do bairro há mais de seis anos. Com a desativação da colônia em Piatã,no mês de abril, os gatos foram encaminhados para abrigos com auxílio municipal, resultando em um aumento de abandonos em Stella Maris e preocupando os residentes da região.

Segundo informações do jornal Correio, alguns dos gatos são nascidos nas ruas e não gostam das aproximações de humanos, podendo levar os animais a fugirem ou arranharem pessoas para se defender. Vários gatos estão morando na região, e grande maioria aparece mais no gramado ao lado do restaurante Beach Stop, durante os momentos em que o sol está mais forte. A rua fica cheia de gatos pequenos e adultos, e quando os condomínios tiram o lixo, eles se espalham até uma moradora que os alimenta chegar ao local.

Edson Almeida, gerente do Beach Stop, relata prejuízos causados pela presença dos gatos e incentiva a adoção dos animais para reduzir sua quantidade no restaurante e na área de manutenção. Os gatos entram pelas frestas da cerca diariamente em busca de comida e atenção dos clientes.

Clarisse Bagrichevsky, da Associação de Moradores 4PRAIAS, diz que poucos moradores ajudam a reduzir o problema. Ela e uma vizinha castraram alguns gatos, mas não o suficiente para controlar a reprodução. "A colônia era formada por três fêmeas e alguns filhotes. Um senhor que ficava sentado na esquina, alimentando os gatos, mais atrapalhava do que ajudava e nós denunciamos à Prefeitura", disse ela

A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção (Secis) afirmou ter conhecimento o abandono de animais em Stella Maris e salienta que isso configura crime de maus-tratos, conforme a lei federal 9.605 de 1998. A Secis recomenda que a sociedade denuncie os abandonos para coibir novas ocorrências.

exclamção leia também