
Depois de um fim de semana com sol firme, a segunda-feira (20), em Salvador, já iniciou tomada de um céu carregado de nuvens escuras e um pé d'água dos brabos. Cismado com as consequências da chuva na capital baiana, o diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, orientou a população que ainda vai cair muita água durante a semana.
Leia Também:
"As nossas equipes do Centro de Monitoramento e Alerta da Codesal, Semadec, meteorologistas, oceanógrafos, estatísticos, engenheiros estão monitorando todo o movimento desse sistema que está atuando aqui na nossa capital. Uma frente fria que vem da região sul e sudeste do Brasil, trazendo registros expressivos de chuva durante durante toda essa semana, sobretudo a partir dessa terça-feira (21) até a próxima quinta (23)", alertou Sosthenes.

Apesar das rajadas de vento estarem mais fortes desta segunda até a quinta, o tempo vai continuar fechado durante toda a semana, indo até o domingo (26), de acordo com o boletim divulgado pela Codesal. A porcentagem de chuva para os próximos dias é de 90% e a força da ventania pode chegar a quase 50 km/h.

Bairros mais afetados
O cacau caiu com mais força em alguns bairros de Salvador, registrando até mais de 40 mm de chuva. Se ligue nos locais mais atingidos:
- Boca da Mata;
- Cajazeiras VIII;
- Plataforma;
- Nova Brasília;
- Dom Avelar;
- Águas Claras.
“A nossa equipe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil está acompanhando todo o movimento desse sistema. Em caso de risco, não vacile, se afaste imediatamente e ligue 199 para solicitar vistoria”, afirmou Sosthenes em comunicado enviado ao Portal MASSA!.
O boletim da Codesal ainda sinalizou quais bairros serão ainda mais atingidos com a chuva acumulada para os próximos dias. Nas próximas 12h, pode chover até 70 mm.
Confira a lista dos bairros com maiores chuvas acumuladas para as próximas 12h:
- Boca da Mata (69,8mm);
- Cajazeiras VIII (58mm);
- Cajazeiras VIII – Mangabeira (56,4 mm);
- Plataforma (51,4 mm);
- Nova Brasília (48 mm);
- Dom Avelar (45,2 mm);
- Águas Claras (45 mm).
