27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Se liga na oportunidade - 29/02/2024, 08:59 - Marcela Magalhães - Atualizado em 29/02/2024, 09:34

Codesal abre inscrições para nova turma de capacitação de voluntários

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas relevantes

Codesal irá capacitar voluntários
Codesal irá capacitar voluntários |  Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) anunciou a abertura das inscrições para os cidadãos interessados em se tornarem voluntários em ações de prevenção e defesa civil na capital baiana. A seleção será realizada após a participação do curso de capacitação ministrado pela própria órgão, agendado para essa sexta-feira, 1º, das 8h às 14h, no auditório da instituição, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversas áreas relevantes para a atuação em defesa civil, incluindo aspectos institucionais do órgão, percepção de risco, mudanças climáticas, além de aulas de primeiros socorros. Ao final do treinamento, os novos voluntários serão agraciados com um certificado que reconhece sua participação e comprometimento. Os voluntários também recebem benefícios em concursos públicos.

Sósthenes Macedo, Diretor Geral da Defesa Civil de Salvador, destacou a importância da iniciativa: "Não existem pré-requisitos para participar do curso além da vontade de ajudar o próximo.”. Macedo também informou que o objetivo é promover a conscientização da população em relação aos riscos e medidas preventivas, sendo assim, estão sendo oferecidas 60 vagas para esta turma e a formação ocorre mensalmente com novas turmas. As aulas são presenciais e acontecerão no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), das 8h às 14h.

Ele ressaltou que além do certificado, os voluntários terão a oportunidade de contribuir com as ações futuras da Codesal, principalmente nas áreas de risco de desabamento, tornando-se multiplicadores dos conhecimentos adquiridos na capacitação. No ano passado, foram realizadas 11 capacitações, formando 380 novos colaboradores.

“Os interessados podem se inscrever através do site da Codesal, preenchendo o formulário de inscrição na seção 'Seja Voluntário'", acrescentou Macedo. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, sendo assim, o interessado deve assinar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), destacou que de abril a junho é considerado o período de chuvas na capital baiana, ressaltando a importância da conscientização e preparação para enfrentar possíveis desafios climáticos. Ela informa que o Inmet faz um relatório climático diário, que é repassado para Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), órgão que alerta a Codesal sobre possíveis situações de risco e desabamento, reforçando seu compromisso em promover a segurança e bem-estar da população de Salvador.

exclamção leia também