O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que ocorrerá neste domingo (18), mobilizará candidatos em 228 municípios de todos os estados brasileiros. O certame, organizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), exige atenção dos participantes às regras sobre os itens que podem ou não ser levados no dia da prova.
Para garantir a participação, é imprescindível que os candidatos apresentem um documento de identidade original com foto, seja ele físico ou digital. As versões digitais aceitas incluem a CNH Digital, o RG Digital e o E-Título, desde que estejam disponíveis nos aplicativos oficiais de documentos digitais. No entanto, cópias autenticadas ou fotografias de documentos, mesmo que armazenadas no celular, não serão aceitas. Além disso, documentos como registro civil de nascimento, título de eleitor (impresso ou sem foto), CPF, carteira de estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), protocolo de identidade e documentos ilegíveis, não identificáveis ou danificados também estão proibidos.
Leia mais:
Enem dos Concursos: pegue visão de tudo sobre a prova
Melhor resultado do Ideb de Ensino Médio Indígena é de escola estadual da Bahia
Durante a aplicação das provas, o uso de caneta preta de material transparente é obrigatório. Os candidatos não poderão compartilhar materiais, portanto, é recomendável levar canetas extras como reserva. Canetas de outras cores, lápis, borracha e outros itens não podem permanecer na mesa durante a realização das provas.
Ademais, o uso de relógios está proibido, assim como óculos escuros, chapéus, bonés, gorros e protetores auriculares. Em relação à alimentação, os candidatos podem levar comidas e água, desde que estejam em embalagens lacradas e transparentes.