24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Diversidade - 21/11/2025, 06:00 - Vitória Sacramento*

Clube de Leitura LGBTI+ debate obras de autores baianos em encontro

Evento será realizado beste sábado (22), às 10h30, no MAB

Grupo se reunirá no MAB
Grupo se reunirá no MAB |  Foto: Divulgação

O Museu de Arte da Bahia (MAB) recebe neste sábado (22), às 10h30, mais uma edição do encontro do Clube de Leitura LGBTI+ Independente da Bahia. Neste mês, o grupo vai discutir duas obras de autores baianos que abordam temáticas queer: o romance 'Histórias de Júlia', de Suênio Lucena, professor da UNEB, e o livro de contos 'Que som faz o corpo ao tombar no asfalto?', do escritor e doutorando em Antropologia, Murillo Nonato. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia disponível no perfil @escritorlgbt.niltonmilanez.

Leia Também:

Antes do encontro presencial, os livros também foram debatidos em uma live no canal de Nilton Milanez, no YouTube. O bate-papo virtual contou com as participações de Luis Henrique dos Santos, arquiteto e mestrando na UFBA, e Grayce Sant’anna, psicóloga, com moderação do professor e coordenador do projeto, Nilton Milanez. Segundo ele, a conversa online “funciona como uma preparação para o encontro no MAB, levantando questões que serão aprofundadas no debate presencial”.

As duas obras escolhidas trazem temas diretamente conectados às vivências e desafios da população LGBTQIAPN+. Histórias de Júlia discute questões atuais como abuso sexual no ambiente familiar, a saída do armário em espaços escolares e violências estruturais do patriarcado. Já Que som faz o corpo ao tombar no asfalto? aborda, por meio de contos, os enfrentamentos cotidianos de um homem gay cis, numa narrativa que transita entre dor e prazer para refletir sobre modos de vida LGBT contemporâneos.

Apesar do crescimento da produção literária queer no estado, Milanez destaca que ainda há obstáculos para a circulação dessas obras, especialmente no ambiente acadêmico. “A literatura LGBTI+ ainda é pouco debatida nas universidades, nas livrarias e até nas feiras literárias. Há um silenciamento histórico. A autoria queer baiana é forte e, em grande parte, independente. Nosso trabalho é abrir espaço, ocupar museus, eventos culturais e garantir que essas narrativas ganhem visibilidade”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Clube de Leitura LGBTI+ debate obras de autores baianos em encontro
Foto: Divulgação

O Clube de Leitura integra o Projeto de Extensão “Leitura de narrativas sobre as (homo)sexualidades no Brasil”, vinculado ao NUPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A iniciativa é destinada a pessoas LGBTI+ e aliadas interessadas em ler, discutir e produzir literatura queer. Os encontros mensais ocorrem no MAB, parceiro do projeto, que oferece espaço para as atividades e colabora na divulgação.

Além de promover debates, o Clube possui objetivos amplos: estimular a leitura e discussão de literatura independente baiana, apoiar a escrita e publicação de um livro coletivo sobre modos de vida LGBTI+, ocupar espaços culturais e incentivar reflexões sobre políticas públicas relacionadas à produção literária queer no estado.

Quem tiver interesse em participar deve preencher o formulário disponível no Instagram @escritorlgbt.niltonmilanez, por meio do qual será integrado ao grupo de WhatsApp do Clube. “Toda pessoa é bem-vinda, basta ter o desejo de ler, discutir ou simplesmente ouvir sobre as obras”, reforça Milanez.

*Sob supervisão do editor Anderson Orrico

exclamção leia também