26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

No Panorama - 18/03/2024, 17:47 - Da Redação - Atualizado em 19/03/2024, 11:16

Cinema de Salvador fará sessão para jovens em vulnerabilidade

Convidados vão assistir ao filme Café, Pépi e Limão”, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo

Convidados vão assistir ao filme Café, Pépi e Limão”, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo
Convidados vão assistir ao filme Café, Pépi e Limão”, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo |  Foto: Reprodução

Pela primeira vez desde a criação do seu projeto de mobilização social “Escola vai ao cinema”, em 2015, o Panorama Coisa de Cinema irá receber pessoas em situação de rua. Cerca de 40 assistidos do Consultório na Rua serão recebidos no Cine Glauber Rocha, nesta terça-feira (19), 15h10, para a exibição de “Café, Pépi e Limão”, de Adler Kibe Paz e Pedro Léo, que aborda a população em vulnerabilidade. A sessão terá ainda jovens de bairros periféricos do Corra pro Abraço - Juventude.

“Convidei muitos públicos de áreas diferentes, de setores diferentes, em condições humanas específicas diferentes, e o Panorama demonstrou que isso é possível, de forma acolhedora, de forma responsável, inclusive se tornando uma referência para outros festivais”, declara o produtor de mobilização social Tiago Zanette. Além dos jovens em vulnerabilidade social assistidos pelo Corra pro Abraço - Juventude e do público do Consultório, o projeto irá receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino, o Grupo de Mulheres do Alto das Pombas e o Projeto Axé.

Além da experiência de ir ao cinema, inédita para vários assistidos dos programas, os convidados poderão ver realidade na tela. “Café, Pépi e Limão” conta a história de três jovens em situação de rua. Café foge de uma vingança de família que o persegue, Pépi foi violentada por seu padrasto e expulsa de casa pela mãe, e Limão mora sob um viaduto com Marta, que está muito debilitada devido à dependência de drogas. Eles se juntam para sobreviver, enquanto a amizade cresce.

Segundo Tiago, a escolha desse filme busca gerar identificação, colaborando para a elevação da autoestima, enquanto a inclusão desse público no “Escola vai ao cinema” representa um passo importante na promoção do acesso democrático à cultura e ao lazer. “Quando a gente se vê na tela, sente que também é uma referência para a sociedade, a gente se sente mais incluído. Isso revigora e mostra que eles e elas serão sempre bem vindos em qualquer espaço”, avalia.

O longa-metragem “Café, Pépi e Limão” será acompanhado por dois curtas, também com tramas que abordam vulnerabilidades sociais. “TAMBA: Sinfonia do Invisível” narra a vida de Cândido Xavier, artista plástico e escultor de Cachoeira que enfrentou a pobreza até os últimos dias de sua vida. Já “Felipa” mergulha no embate interno da protagonista que utiliza a raiva como instrumento de libertação.

O XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema tem patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

exclamção leia também