Na madrugada deste domingo (11) de Carnaval, três tremores de terra foram registrados no município de Amargosa, distante 230 quilômetros de Salvador. O mais forte foi o primeiro que ocorreu, às 2h05, e teve 3.0 de magnitude.
O monitoramento permanente é feito pela prefeitura desde 2020, através de uma estação sismográfica localizada na comunidade do Alto Seco e que está ligada ao LabSis, órgão que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é a responsável pelo monitoramento dos tremores no Norte e Nordeste do Brasil.
Os outros tremores tiveram intensidade de 1.8 e 1.6 de magnitude. Não foi registrado nenhum desabamento de imóvel e nem deslizamento de terra.
A prefeitura informa que não há motivo para pânico e orienta que, se ocorrerem novos tremores que causem danos estruturais em imóveis, a população deve acionar a prefeitura através do 153 ou o Corpo de Bombeiros, no 193.
Cidades vizinhas
Moradores de Elísio Medrado, cidade vizinha de Amargosa (24 quilômetros), também relataram que sentiram o tremor mais forte, registrado às 2h05. De acordo com eles, janelas trepidaram e houve um ligeiro barulho. Pessoas que residem em Laje e Brejões, também no Vale do Jiquiriçá, relataram o mesmo susto.
Desde que o LabSis instalou o sismógrafo em Amargosa, vários tremores de terra foram registrados no município, além de Elísio Medrado e São Miguel das Matas