25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Susto! - 11/02/2024, 19:35 - Da Redação

Cidade do Recôncavo registra tremores de terra durante o Carnaval

Três abalos ocorreram em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá

Maior tremor teve magnitude de 3.0
Maior tremor teve magnitude de 3.0 |  Foto: Divulgação / LabSis

Na madrugada deste domingo (11) de Carnaval, três tremores de terra foram registrados no município de Amargosa, distante 230 quilômetros de Salvador. O mais forte foi o primeiro que ocorreu, às 2h05, e teve 3.0 de magnitude.

O monitoramento permanente é feito pela prefeitura desde 2020, através de uma estação sismográfica localizada na comunidade do Alto Seco e que está ligada ao LabSis, órgão que pertence à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é a responsável pelo monitoramento dos tremores no Norte e Nordeste do Brasil.

Os outros tremores tiveram intensidade de 1.8 e 1.6 de magnitude. Não foi registrado nenhum desabamento de imóvel e nem deslizamento de terra.

A prefeitura informa que não há motivo para pânico e orienta que, se ocorrerem novos tremores que causem danos estruturais em imóveis, a população deve acionar a prefeitura através do 153 ou o Corpo de Bombeiros, no 193.

Cidades vizinhas

Moradores de Elísio Medrado, cidade vizinha de Amargosa (24 quilômetros), também relataram que sentiram o tremor mais forte, registrado às 2h05. De acordo com eles, janelas trepidaram e houve um ligeiro barulho. Pessoas que residem em Laje e Brejões, também no Vale do Jiquiriçá, relataram o mesmo susto.

Desde que o LabSis instalou o sismógrafo em Amargosa, vários tremores de terra foram registrados no município, além de Elísio Medrado e São Miguel das Matas

exclamção leia também