28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Solidariedade - 25/12/2024, 07:30 - Silvânia Nascimento

Cidade da Luz realiza almoço natalino para 300 pessoas

Instituição atua com a realização de ações sociais e religiosas

Almoço reuniu muitas pessoas
Almoço reuniu muitas pessoas |  Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

O sonho de centenas de pessoas que, por diferentes razões, não têm a oportunidade de viver um Natal com a tradicional e tão desejada mesa farta, foi realizado, nesta terça-feira (24), durante o almoço natalino promovido pela Cidade da Luz, localizada no bairro de Pituaçu, em Salvador.

Existente desde 1978, a instituição atua com a realização de ações sociais e religiosas, prestando serviços de saúde e acolhimento para população soteropolitana e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Nesta terça, por exemplo, véspera de Natal, mais de 300 pessoas assistidas pela Cidade da Luz tiveram acesso a um banquete preparado por voluntários da instituição.

Imagem ilustrativa da imagem Cidade da Luz realiza almoço natalino para 300 pessoas
Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Crianças, adultos e idosos também foram surpreendidos com sobremesa, músicas, brinquedos e atividades interativas.

Dentre as voluntárias está Rosângela Carvalho Teixeira, que também é conselheira da instituição. Ao MASSA! ela abriu o coração e falou sobre a missão da instituição.

"A Cidade da Luz é uma casa que está de portas abertas para receber pessoas. A grande vocação daqui é o trabalho social assistencial. Então, nesse sentido, a gente tem vários segmentos de atendimento, como o ambulatório adulto médico, centro de cultura e Arte. Nós temos, também, o Buzão da Solidariedade, que sai às ruas para atender a população em situação de rua. Temos, ainda, uma população que é do Morhan, que são pessoas portadoras de Hanseníase, e a Apalba, pessoas portadoras de Albinismo, e, durante todo ano elas são assistidas, aqui, com nutrição, medicação, atendimentos médicos e psicológico”, disse Rosângela.

Imagem ilustrativa da imagem Cidade da Luz realiza almoço natalino para 300 pessoas
Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

Para fazer o tradicional almoço natalino acontecer é necessário uma força-tarefa composta por cuidado e empatia.

“No Natal, tradicionalmente, a gente realiza uma festa para essas pessoas assistidas. Fazemos um almoço, onde oferecemos um cardápio natalino. O cardápio está muito legal. É um arroz colorido, farofa rica, cheia de delícias de Natal, frango assado com molho de legumes, sobremesa de chocolates, panetones, sucos e frutas. Oferecemos, também, uma cesta básica, presente para a criançada e recreação. Damos, principalmente, o carinho que a Cidade da Luz oferece todos os anos para eles nesse dia especial", completou Rosângela durante a entrevista.

Pura gratidão

Membros do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba), assistidos pela Cidade da Luz, e que estavam presentes no almoço solidário, não esconderam a gratidão pelo acolhimento que recebem na instituição.

Anete Maria de Matos, 65, é portadora do albinismo, e, segundo ela, foi com o auxílio de voluntários da Cidade da Luz que ela passou a aceitar a sua condição de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Cidade da Luz realiza almoço natalino para 300 pessoas
Foto: Denisse Salazar/Ag. A TARDE

“Eu sou tão feliz aqui, que eu nem consigo dizer o que esse lugar significa para mim e para o grupo da Apalba. Eu posso dizer que a Casa da Luz realmente é luz pra gente. Eu não me aceitava como pessoa portadora de albinismo, mas foi aqui que eu comecei a me aceitar. E hoje estou aqui, feliz do jeito que sou”, disse Anete.

Já para Moacir Júnior, integrante do Morhan, é nesse espaço que eles têm encontrado suporte para buscar seus direitos. “A Cidade da Luz tem sido uma grande parceira de ajuda às famílias carentes do nosso grupo, contribuindo de uma forma especial em relação a assistência a essas pessoas. Sobre o almoço natalino, eu posso dizer que é um momento ímpar e lindo. E a cada ano tem crescido e atendido mais famílias. É uma ação grandiosa para aqueles que não podem ter uma ceia de natal”, disse.

exclamção leia também