29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Tempo feio - 05/09/2023, 08:39 - Da Redação - Atualizado em 05/09/2023, 09:11

Ciclone causa mortes e estragos em cidades do Rio Grande do Sul

Boa parte dos reflexos do ciclone foram notadas já nesta manhã de terça (5)

Chuva causou inundações
Chuva causou inundações |  Foto: Reprodução/ RBS TV

Um ciclone extratropical causou grandes impactos em algumas cidades do Rio Grande do Sul, na noite desta segunda-feira (4). Além de diversos transtornos, a virada climática deixou quatro mortos em Mato Castelhano, Passo Fundo e Ibiraiaras.

Boa parte dos reflexos do ciclone foram notadas já nesta manhã de terça (5), em mais de 40 municípios gaúchos, que registram fortes rajadas de ventos, aumento do nível dos rios e pessoas desabrigadas

Segundo a Defesa Civil do estado, 215 pessoas estavam desalojados na noite de segunda. Os desalojados são de cinco diferente cidades, sendo Nova Bassano totalizando 90 pessoas, maior número entre cada município.

Diversas outras ocorrências foram registradas, como na cidade de Mato Castelhano. De acordo com o g1, um homem morreu após sua caminhonete ser levada pela correnteza. Uma outra pessoa conseguiu sair do carro sem nenhuma ajuda e sobreviveu. Os bombeiros afirmam que a vítima já está em segurança.

Já em Passo Fundo, um homem sofreu um choque elétrico durante o temporal e não resistiu. Ele estava em casa e chegou a ser levador por familiares a um hospital local, mas acabou morrendo.

Também levadas pela forte correnteza, duas pessoas morreram presas em um veículo no município de Ibiraiaras. Conforme a Defesa Civil, elas tentavam atravessar um rio quando o automóvel foi arrastado.

Enquanto a frente fria avança em direção a São Paulo, o ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul deve se afastar do Brasil nesta terça-feira (5), segundo o Climatempo.

No entanto, os pontos altos das serras podem ainda ter rajadas em torno de 100 km/h, até o vento diminuir no decorrer da tarde.

exclamção leia também