Em menos de 24h, a Defesa Civil (Codesal) computou mais de 400 ocorrências de riscos ocasionadas pelas fortes chuvas que caíram em Salvador nesta segunda-feira (8). Enquanto entre a madrugadas e as 6h30 desta terça-feira (9), o órgão já registou 24 casos envolvendo ameaça de deslizamento (12), avaliação de imóvel alagado (4), desabamento de muro (1) e deslizamento de terra (6).
Na segunda-feira, o bairro da Liberdade foi a localidade da capital baiana que mais demandou a Codesal com 92 acionamentos. Já nesta terça, até então região da Cidade Baixa lidera com 11 ocorrências de deslizamento de terra.
"Com o aumento gradativo da quantidade de chuvas as encostas e solo ficam encharcados e a instabilidade aumenta. Então existe o risco de deslizamento o que pode ocasionar o desabamento do imóvel. Então a gente precisa proteger o bem maior que a vida e como recurso disponibilizamos os abrigos temporários que são colocados à disposição em algumas escolas municipais" explicou Fabiana Santana, coordenadora de evacuação da Codesal, em entrevista ao Portal Massa!.