
A Mãe Carmen de Oxalá, Ialorixá do famoso Terreiro do Gantois e filha biológica de Mãe Menininha, morreu nesta sexta-feira (26), aos 98 anos, em Salvador. Com a sua partida, deixou uma massa de admiradores tristes e saudosos, incluindo famosos, que frequentam a Casa de Candomblé onde era líder espiritual.
Leia Também:
O Gantois, localizado no bairro Federação, foi a casa espiritual que recebeu diversos nomes conhecidos nacionalmente, como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Regina Casé, entre muitos outros. A ligação de celebridades com a religião começou quando Mãe Menininha ainda era a ialorixá do terreiro.
Jerônimo Rodrigues
O Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou em nome do estado e reconheceu a importância cultural e religiosa de Mãe Carmem. O chefe do executivo estadual se solidarizou com os familiares.
"Na última sexta-feira do ano, a Bahia se despede da importante líder religiosa Mãe Carmen, guardiã de uma tradição ancestral de espiritualidade e acolhimento. Sua condução do Terreiro do Gantois, um dos mais tradicionais do nosso estado, representa um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana. É assim que Mãe Carmen será para sempre lembrada. Minha solidariedade aos familiares, amigos, filhas e filhos de santo e toda a comunidade religiosa", despediu-se Jerônimo.
Filhos de Dona Canô
Iniciados no candomblé no Gantois, os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia foram às redes sociais se despedir de Mãe Carmem. Cada um em seu perfil, depositaram mensagens de carinho e respeito pelo legado construído pela sagrada mulher.
"As conversas com Mãe Carmen comigo eram as mais precisas. Deve ser porque sou de Oxóssi e Oxalá e ela, de Oxalá. Clareza, elegância, sensatez e equilíbrio me encantavam. Agora soube que ela foi para o Orum. Celebro sua elegância. E choro de saudade. 🤍🕊️", escreveu Caetano, além de relembrar a sua chegada ao sagrado terreiro.
Já Bethânia publicou um vídeo da ialorixá no show da turnê com o irmão. Na gravação, Mãe Carmem ouve a canção "Oração da Mãe Menininha", escrita por Dorival Caymmi.
Regina Casé
Apesar de carioca, Regina Casé é declaradamente apaixonada pela Bahia e pela cultura pertencente ao estado. Dentre suas paixões, se destaca a relação com o candomblé e com o Terreiro do Gantois. Em uma publicação, a artista agradeceu a parceria nos momentos difíceis e prestou solidariedade aos familiares de Mãe Carmem
"Acordei nesta sexta-feira, de seu Oxaguian, derramando lágrimas de agradecimento profundo à essa sacerdotisa sábia, matriarca, à quem sempre recorremos nos momentos difíceis de nossas vidas🤍", disse Casé.
"Difícil se despedir dessa mãe ,vovó,amiga de tantas risadas,beijinhos e carinhos sem ter fim, seja no Gantois, nas festas, aniversários, no carnaval, lá em casa no Carmo, em sua casa sempre recebendo meus amigos. Na Bahia ou no Rio, e até mesmo nós juntas no Mercadão de Madureira!", acrescentou emocionada.
Carlinhos Brown
O cantor, compositor e percussionista Carlinhos Brown também deixou uma linda mensagem para a sacerdotisa. Com uma declaração que une fé, respeito e tristeza pela partida, o artista pede ao sagrado para que conduza Mãe Carmem ao descanso.
"Resta-nos a saudade, mas sua sabedoria e seus ensinamentos nos trarão e estarão em nós como novos caminhos de compreensão, e a certeza de que a Bahia sempre esteve protegida por seu olhar. Obrigado. Até um dia", escreveu emocionado.
Diversas celebridades
Além dos já citados, diversas outras celebridades, como Alcione, Daniela Mercury e Edvana Carvalho também prestaram mensagens carinhosas. Órgãos e personalidades políticas também se despediram da famosa ialorixá.
