24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Salvador - 31/08/2024, 06:50 - Vitória Sacramento

Caravana leva serviços para moradores dos Alagados

A iniciativa atendeu cerca de mil pessoas

Moradores tiveram acesso a vários serviços
Moradores tiveram acesso a vários serviços |  Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

A comunidade de Alagados, no bairro do Uruguai, recebeu na sexta-feira (30) a Caravana de Direitos Humanos, na Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II. A ação, promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), faz parte da programação do IX Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho.

Durante a ação, moradores da região tiveram acesso a uma série de serviços essenciais, incluindo a emissão de certidões de nascimento, segunda via de RG, Passe Livre Intermunicipal Digital, além do cadastro, consultas e emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPITEA). Também foram oferecidos serviços de vacinação e encaminhamento para vagas de emprego através do Sine Bahia.

Na área educacional, o TRT e o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) realizaram palestras, oficinas e workshops voltados à promoção do respeito, cidadania, e diversidade. Entre os temas discutidos estavam o letramento LGBTQIAPN+, combate ao capacitismo contra pessoas idosas, direitos das pessoas com deficiência, e combate ao racismo.

Imagem ilustrativa da imagem Caravana leva serviços para moradores dos Alagados
Foto: Denisse Salazar /AG. A TARDE

Maria Fernandes, coordenadora da Caravana, destacou a importância da ação para a comunidade: "A viabilização de diversos serviços em um único espaço facilita a vida das pessoas. Buscamos otimizar e agregar o máximo de serviços possíveis para a comunidade", afirmou.

A Caravana atendeu cerca de mil pessoas, que poderão retirar de forma gratuita a segunda via do RG no SAC do outlet do Uruguai em um prazo de 15 a 20 dias, e as certidões de nascimento a partir de segunda-feira no cartório de origem. Luis Claudio da Silva, de 52 anos, foi um dos beneficiados: "Graças a Deus esse serviço facilitou a vida, porque o SAC é longe daqui. Vim fazer o RG e economizei uma graninha, além de a foto ser de graça", relatou.

Funcionários e alunos do Colégio Estadual Solange Hortélio Franco também participaram da ação, contribuindo para os debates sobre promoção de direitos e cidadania.

A edição especial da Caravana integra as atividades do IX Encontro Nacional de Sustentabilidade da Justiça do Trabalho, reforçando o compromisso da SJDH com a promoção da dignidade humana através de políticas públicas de acesso à justiça e direitos humanos.

exclamção leia também