22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

De graça - 14/09/2024, 07:00 - Vitória Sacramento*

Caravana de Direitos Humanos chega a Águas Claras para serviços gratuitos

Foram oferecidos serviços como emissão gratuita de RG, Certidão de Nascimento e Passe Livre Intermunicipal Digital

Diversos serviços foram oferecidos
Diversos serviços foram oferecidos |  Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

A Caravana de Direitos Humanos passou na sexta-feira (13) pelo bairro de Águas Claras, levando diversos serviços e atendimentos gratuitos à comunidade. A ação foi realizada na Escola Estadual Renan Baleeiro, como parte do Programa Bahia Pela Paz (BPP), coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) em parceria com órgãos federais, estaduais e municipais. A expectativa era de atender entre 800 e 1.000 pessoas ao longo do dia.

O Programa Bahia Pela Paz, que tem como objetivo integrar ações sociais e de segurança pública, busca combater a violência de forma preventiva, atuando em áreas vulneráveis, como Águas Claras. "A Caravana de Direitos Humanos é uma estratégia para levar cidadania e dignidade às pessoas, promovendo a pacificação por meio da justiça social e do respeito aos direitos humanos", afirmou Maria Fernanda Cruz, coordenadora da Caravana.

Durante o evento, foram oferecidos serviços como emissão gratuita de RG, Certidão de Nascimento, Passe Livre Intermunicipal Digital, Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), além de atendimentos jurídicos, orientações ao consumidor com o Procon-BA, e oficinas voltadas para a educação em direitos humanos. Temas importantes, como prevenção ao suicídio, bullying, violência contra a mulher e inclusão social, foram debatidos com os estudantes do ensino médio da escola.

Maria Fernanda Cruz destacou que, nesta edição, a organização do evento fluiu de maneira mais tranquila por estar em um espaço fechado, dentro da escola. "A infraestrutura é muito boa, tudo está funcionando. Tivemos uma adesão muito boa, com 266 atendimentos só para emissão de RG. A comunidade e os estudantes participaram ativamente, e o resultado foi muito positivo."

Imagem ilustrativa da imagem Caravana de Direitos Humanos chega a Águas Claras para serviços gratuitos
Foto: Raphael Muller / Ag. A TARDE

Entre os atendidos, Maria José Conceição dos Santos, de 33 anos, que buscava a emissão do RG, elogiou a iniciativa, apesar de pequenos ajustes necessários. "No começo estava um pouco confuso, não chamavam pelo número da senha, mas depois o atendimento foi rápido. O mais importante é que consegui o RG sem precisar pagar quase R$50, o que faz muita diferença. Espero que o governo traga mais ações como essa para Águas Claras", afirmou.

O Programa Bahia Pela Paz tem como estratégia principal a prevenção da violência letal em comunidades com altos índices de criminalidade, como Águas Claras. Além dos serviços oferecidos pela Caravana, os Coletivos Bahia Pela Paz atuarão na promoção do desenvolvimento social, com iniciativas em áreas como esporte, cultura, lazer, profissionalização e empreendedorismo.

A Caravana também já tem outras edições programadas, incluindo uma próxima visita ao bairro da Liberdade, no dia 26 de setembro. Ainda segundo a coordenadora a SJDH continuará levando essas ações para bairros mapeados como de alta vulnerabilidade, reforçando o compromisso com a cidadania e a justiça social em todo o estado.

*Sob supervisão da editora Kenna Martins

exclamção leia também