
O mês de abril é marcado por uma campanha de conscientização sobre doenças dos olhos e combate à cegueira. De nome “Abril Marrom”, a campanha alerta a população sobre os cuidados e sobre a prevenção dessas doenças.
O primeiro passo dessa prevenção seria a consulta regular ao médico e o acesso às informações necessárias, como destaca o oftalmologista Marcelo Nascimento (CRM 14008-BA).
“Evitar a cegueira tem relação direta com a informação que o paciente tem sobre as doenças que acometem os olhos”, defende. “Boa parte dessas doenças são silenciosas na fase inicial, então é importante que as pessoas desenvolvam o hábito de consultar um oftalmologista”, diz.
O médico destaca ainda que essa campanha é importante, entre outros fatores, porque, em cerca de 80% dos casos registrados no mundo, a cegueira poderia ter sido evitada com cuidados e diagnóstico precoce.
A campanha alerta para doenças que são as principais causas da cegueira, como a catarata, a degeneração macular relacionada à idade, a retinopatia diabética e o glaucoma - que é, inclusive, a maior causa de cegueira irreversível no mundo.
Marcelo alerta que existem pessoas mais vulneráveis ao glaucoma, e que essas precisam ter um intervalo menor entre as consultas oftalmológicas: a população afrodescendente, pessoas acima dos 40 anos e pessoas com histórico familiar de glaucoma.
Mais que uma campanha para incentivar a população a ir ao médico oftalmologista, o Abril Marrom também faz um chamado à necessidade de espalhar informações sobre as doenças com o objetivo de reduzir a incidência da cegueira evitável.
“É uma campanha que trata de doenças que acometem diversas faixas etárias, da criança à pessoa idosa”, explica Marcelo.

Cuidados com os olhos
A primeira recomendação que Marcelo faz é um reforço quanto a importância de fazer consultas regulares ao especialista, o que, para a população geral, que não apresenta doenças ou sintomas, deve ser de uma vez ao ano. “Oftalmologista não serve apenas para receitar óculos, mas para fazer avaliações e investigações”, declara.
Ele aponta ainda para a importância de ter hábitos de vida saudáveis e exercitar alguns cuidados diários, como evitar levar as mãos sujas aos olhos e evitar a exposição ao sol sem óculos que tenham fator de proteção contra raios UV.
Além disso, um alerta importante: cuidado com os óculos comprados na rua! Lentes escuras não significam que há o fator de proteção. “Óculos sem esse fator de proteção contra a radiação ultravioleta, ao invés de melhorar, deixam os seus olhos mais suscetíveis ao dano”, explica o médico oftalmologista.