29º Salvador, Bahia
previsao diaria
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Espírito natalino - 20/12/2022, 08:31 - Maria Laura S. de Souza*

Campanha de Natal da Ilha Amarela arrecada alimentos até sexta (23)

O Paredão Solidário acontece desde 2018 com o objetivo de ajudar a comunidade local

Intenção é atender as famílias carentes do bairro
Intenção é atender as famílias carentes do bairro |  Foto: Divulgação

A Campanha de arrecadação de alimentos ‘Paredão Solidário 5’, do bairro Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, estendeu o período de recolhimento dos mantimentos. Até o dia 23 de dezembro a população pode ajudar doando 1kg ou mais de alimentos não perecíveis.

Desde o Natal de 2018, os moradores do bairro Ilha Amarela se unem para realizar o 'Paredão Solidário'. A iniciativa surgiu da percepção no número de famílias carentes da vizinhança na época do Natal. O paredão se destaca pela presença do 'Homem Aranha' e a participação popular de crianças e adultos. Todos se unem no 'paredão andante' seguindo em cortejo pelas principais ruas do bairro na manhã do domingo que antecede o Natal.

“Muitas tradições fazem parte do Natal, incluindo reunir a família, trocar presentes e fazer uma refeição juntos. Infelizmente, quando se fala da ceia natalina sabemos que algumas famílias não têm o que comer em um momento tão simbólico”, diz a nota da assessoria.

O movimento conta 100% com a presença popular. A produção é realizada pelo grupo de amigos Marcus Pantera, Anderson Santos, Nilton Cesar, Elder Paraiso e Emerson Paraiso e Lucas (Beta Paredão). O paredão automotivo é cedido anualmente por Lucas e a gasolina é dividida com uma 'vaquinha' entre os participantes. Dona Edna, uma das colaboradoras, cede a área da sua casa como espaço para a organização das cestas. Esse ano, o local também será utilizado como ponto de arrecadação.

De acordo com Marcus Pantera, produtor e locutor do evento, a presença mais importante é a dos moradores. “Eles saem de suas casas em família, para fazer as suas doações, alguns comerciantes, a clientela dos comércios e os transeuntes solidários com a causa que também contribuem”, relata.

Desde o início, a ação tem o propósito de alimentar famílias do bairro de Ilha Amarela no dia do Natal. Segundo Marcus, a organização considera o simbolismo, e a falta de comida na mesa da população. “Não sabemos ao certo quantas famílias carentes existem no bairro, mas infelizmente a gente ainda tem uma demanda muito alta para a quantidade de doações, por esse motivo as doações se restringem somente ao bairro”, explica.

As doações via pix serão divulgadas no instagram da organização para manter a transparência do movimento. “A publicação de extratos da conta e notas fiscais de compra de cada doação feita”, ressalta Marcus Pantera.

Marcus relata que ainda nesta edição se emocionou com a participação de Samuel, de apenas 3 anos. Ele participou da atividade arrecadando alimentos na companhia do pai, Ananias Pimentel, morador da comunidade e colaborador do projeto.

“Eu sou feliz e grato por fazer parte desse evento, me emociona ver homens e mulheres, crianças e idosos estendendo a mão para ajudar sem saber ao menos quem é que vai receber a doação”, conclui.

Como doar

A doação poder ser feita no endereço Rua Boa Vista nº 28, Ilha Amarela (Casa de dona Edna). Também é possível contribuir com o Pix Solidário no número 04656372560, chave CPF no nome de Alisson Paraíso De Santana – Nubank.

Os alimentos arrecadados serão doados às famílias carentes da própria comunidade na manhã do dia 24 desse mês.

*Sob a supervisão do editor Rafael Tiago Nunes

exclamção leia também