Os baianos que estavam no aguardo pelo início da Campanha Nacional de Identificação de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça, com apoio das Polícias Civil e Técnica, já podem contar com esse serviço gratuito. Iniciada na segunda-feira (26) na Bahia, as atividades seguem até o dia 30 deste mês em Salvador e em todo o estado.
Durante esse período da campanha, aqueles que moram em Salvador têm à disposição um ônibus que está localizado em frente à sede da Polícia Civil, na praça da Piedade, e a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP). Já os que moram em cidades do interior podem procurar qualquer unidade da PC.
Para quem ainda tem dúvida como funciona, a campanha tem o seguinte objetivo: permitir que perfis genéticos de familiares de pessoas desaparecidas sejam adicionados a um banco nacional de dados. Após a coleta do DNA - feita no Instituto Médico Legal -, essas informações ficarão armazenadas para que, quando necessário, elas possam ser comparadas com as amostras de corpos não identificados ou ossadas que já deram, ou que venham dar entrada no Instituto Médico Legal (IML).
Mas, para isso, o primeiro passo é procurar uma unidade da Polícia Civil para formalizar o desaparecimento da pessoa (independente do tempo do sumiço). O MASSA! conversou com a delegada Ana Cristina Santos de Carvalho, titular da DPP, na entrevista, ela fez questão de destacar que, embora a campanha seja temporária, esse tipo de serviço continuará disponível pela polícia.
"A campanha, na verdade, está sendo deflagrada essa semana, mas a gente já vinha trabalhando nela com os casos anteriormente registrados e que as pessoas ainda não tinham feito a coleta de DNA. Lembrando que a coleta do material é feita no Departamento de Polícia Técnica, na Avenida Centenário, no IML. A Polícia Civil faz o registro da ocorrência, porque de qualquer forma a coleta do DNA é mais uma técnica científica para ajudar na localização da pessoa desaparecida".
A delegada explica, também, qual trâmite é realizado pelas autoridades policiais quando há compatibilidade entre os dados que já estão cadastrados no banco nacional com os de familiares que realizaram a coleta do DNA. "O Departamento de Polícia Técnica informa à Polícia Civil, depois chama a família para fazer a comunicação porque, por se tratar de um banco nacional, havendo uma informação positiva, a gente também precisa saber se é aqui mesmo no estado da Bahia, já que é uma campanha nacional".
Quem precisar dos serviços da DPP, a sede fica localizada Avenida Dorival Caymmi, nº 15649, Itapuã CEP: 41.635-150 - Salvador - Bahia. Dúvidas e informações podem ser adquiridas através dos seguintes canais: [email protected], (71) 99631-6538 (WhatsApp) ou (71) 3116-0124.
"Aproveito a oportunidade para reforçar uma informação importante. Não existe tempo mínimo ou máximo para informar à polícia o desaparecimento de uma pessoa, pelo contrário, quanto mais rápido a ocorrência for registrado, mais cedo iniciaremos as diligências, e haverá mais chances dela ser localizada", lembrou a delegada.