Os caminhoneiros que precisaram fazer a travessia pelo sistema ferry-boat afirmaram que foram surpreendidos nesta quarta-feira (7) ao descobrirem que a viagem estava suspensa para veículos pesados por causa do feriado prolongado em comemoração a Nossa Senhora da Conceição, homenageada na quinta-feira (9).
Devido a medida, os caminhoneiros protestaram nesta manhã, no Terminal de São Joaquim, em Salvador.
O caminhoneiro Abraão Santos foi o primeiro a chegar no local e está no portão desde 1h20 da manhã. Ele relatou ao Massa! a sua situação.
"Segundo um chefão de lá de dentro (Internacional Travessias), era para tirar os caminhões daqui. Ele afirma que tem um decreto e que já tinha sido informado pela mídia. Até ontem eu não estava sabendo de nada sobre isso. Normalmente dia de sexta que não pode atravessar. Hoje fomos pegos de surpresa. E afirmou que só irão atravessar os caminhões com alimentos".
Com uma carga de cimento, Abraão disse que não sabe mais o que fazer, e que clientes já estão ligando procurando saber o motivo do atraso para entrega da carga.
"Eu não tenho condições de ir por Santo Antônio de Jesus. O frete tá sendo pago para eu ir pelo ferry. Eles vieram informar que não poderia atravessar só depois de 8 horas da manhã. Esse horário já era pra eu estar lá e os clientes me ligando aqui", desabafou.
O que diz a Internacional Travessias
José Luiz Borges, gerente de operações da Internacional Travessias, empresa que opera o modal, disse que "a decisão é de uma resolução do dia 10 de novembro". Ele afirmou também a Transalvador e a Polícia Militar foram acionadas para dar um "apoio", além de dizer que a proibição para a travessia de veículos pesados foi publicada nas redes sociais da empresa.
O que diz a Agerba
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que a proibição já estava regulamentada desde o dia 10 de novembro. Sendo assim, a proibição não é uma surpresa para os caminhoneiros. Porém, caminhões com alimentos ou medicamentos são liberados para fazer a travessia.
Ainda de acordo com a Agerba, a proibição para veículos pesados é válida na véspera de feriado, ou sexta-feira, para quem sai de Salvador e aos domingos em Bom Despacho.