28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Sagrado - 01/03/2024, 11:44 - Rebeca Nascimento

Caminhada Penitencial espera atrair mais de 200 mil fiéis

Ato sagrado é realizado há quase 40 anos

Os fiéis da ilha também participarão da Caminhada
Os fiéis da ilha também participarão da Caminhada |  Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

Realizada há quase 40 anos, sempre no terceiro domingo da Quaresma, a Caminhada Penitencial, acontece neste domingo (03) e espera atrair mais de 200 mil pessoas. Católicos irão percorrer cerca de 8km da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Neste mesmo dia, milhares de fiéis também caminharão até a Colina Sagrada, saindo da Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no Lobato.

O gesto de profunda penitência tem início em três lugares diferentes: para quem estiver no bairro do Comércio, Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, a recitação do Terço acontecerá às 6h, seguida da Santa Missa, às 6h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em outro ponto da cidade, na Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, a oração do Terço acontecerá às 6h30 e a Santa Missa às 7h. Já aqueles que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares), o Terço ocorrerá às 7h e a Santa Missa será às 7h30.

Após cada Celebração Eucarística, em cada uma dessas Igrejas, os fiéis iniciarão a longa caminhada. Ao chegarem no Largo dos Mares, os fiéis que saíram da Conceição da Praia e do Lobato se encontrarão e, juntos, seguirão até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Todo o trajeto será conduzido por padres, em quatro trios elétricos.

Os fiéis da ilha também participarão da Caminhada. Às 8h terá início a Santa Missa, na Comunidade Nossa Senhora das Candeias, em Barra Grande. Logo após a Celebração Eucarística, acontecerá a caminhada até as ruínas da Igreja São Paulo, na Conceição, encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento.

A Arquidiocese de Salvador pede para as pessoas que participarão da Caminhada, que doem alimentos não perecíveis.

exclamção leia também