
O Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) postou uma nota, no início da noite desta terça-feira (21), dizendo que neste ano não haverá o tradicional Camarote Espaço Folia da Polícia Militar, na Micareta de Feira. O espaço voltado apenas para os policiais de folga em conjunto com seus familiares não possui nenhum fim lucrativo, e existe há dez edições de forma seguida sem interrupções, desde a sua criação no circuito da festa.
Em nota postada, a CPRL explica que o motivo da interrupção se deu devido a uma mudança de local feita pela prefeitura. O camarote foi deslocado do seu local original de todos os anos, para o último ponto do circuito. Segundo o Comando de Policiamento, a alteração “inviabiliza o projeto, que sempre funcionou também como Posto Estratégico de Observação (PEO) para o alto comando da PM, como um ponto base para as atividades da assessoria de comunicação social e acompanhamento operacional da tropa”.
O CPRL ainda fez uma lamentação em relação à mudança. “O Comando de Policiamento da Região Leste lamenta, inclusive, pelo projeto também ter um fim social de arrecadar mais de 6 toneladas de alimentos para comunidades vulneráveis, e espera que no próximo ano o poder público municipal tenha a sensibilidade de retornar o equipamento ao seu local original, para proporcionar dignidade aos seus policiais militares, que tanto se dedicam em promover a segurança pública dos feirenses e visitantes durante a festa da Micareta.”

Vereador repudiou a mudança
O vereador Silvio Dias discursou, criticando alteração da localização do Camarote da PM na Micareta.
“Historicamente, o Camarote da PM é instalado nas imediações da avenida João Durval, é um espaço de extrema importância para os policiais que não estão trabalhando curtirem a festa com tranquilidade, junto aos seus colegas e familiares, e para aqueles que estão de serviço terem a tranquilidade de saber que os seus familiares estão em um local seguro, aproveitando a micareta” disse o vereador.
Para o político, a medida adotada pelos Governos Municipais e Estadual, transpareceu um desrespeito.
“E a prefeitura de Feira de Santana o que faz? Apenas por ser um camarote onde, com certeza, o governador do estado visitará durante a festa, a prefeitura muda a estrutura de lugar, levando o camarote para o final do circuito, após a estação Rodoviária, totalmente fora do palco principal da festa”, reclamou, lamentando as consequências da decisão da gestão municipal. “Todos nós sabemos que quando as atrações passam do perímetro da avenida Maria Quitéria param de cantar. Portanto, a Polícia Militar fez muito bem em não aceitar”, finalizou.
Prefeitura se pronunciou
O prefeito Colbert Martins informou que no local onde normalmente se construía o espaço para os policiais militares será feito um mini-hospital para atender as urgências e emergências que surgirem durante a festa.
“Ali vamos fazer um hospital, que é no centro do trajeto, um mini hospital para atender as emergências. E vamos colocar todos os camarotes institucionais depois da Avenida Maria Quitéria. Tanto o camarote do prefeito, da Câmara de Vereadores e da Imprensa vão ficar na área onde funcionava o NTE-19; e os camarotes do Exército, da Polícia, vamos fazer no trecho após a TV Subaé e antes da Rodoviária”, afirmou Colbert Martins.