28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Coletividade que transforma: - 06/04/2024, 08:02 - Maria Clara Oberlaender*

Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio

Sistema Fecomércio/BA entrega 17 cadeiras de rodas para pessoas de instituições sociais

Kelsor Gonçalves Fernandes, presidente da Fecomércio-BA durante a entrega das 17 cadeiras
Kelsor Gonçalves Fernandes, presidente da Fecomércio-BA durante a entrega das 17 cadeiras |  Foto: Rafaela Araújo/Ag. A Tarde

Pessoas com deficiência e instituições sociais da capital e do interior do estado foram contempladas, ontem, com novas cadeiras de rodas. Os equipamentos, 17 ao todo, são fruto da parceria do Sistema Fecomércio/BA, por meio do Sesc e do Senac Bahia, com a ONG Lacre do Bem, de Belo Horizonte.

Uma das contempladas foi a jovem aprendiz Fabiana Cruz, de 34 anos, que emocionou a todos ao receber sua cadeira de rodas, na solenidade realizada no edifício Casa do Comércio, no bairro Caminho das Árvores, em Salvador.

“É uma transformação muito significativa na minha vida, pois vai ajudar a minha mobilidade em casa, o que melhora a autoestima, o bem-estar, a qualidade de vida, além de me aproximar ainda mais das pessoas. E isso mostra que com empatia podemos fazer a diferença”, relata Fabiana, moradora do Bairro da Paz.

Evento de entrega das 17 cadeiras para pessoas de instituições sociais
Evento de entrega das 17 cadeiras para pessoas de instituições sociais | Foto: Rafaela Araújo

A coordenadora do Programa de Sustentabilidade do Senac, Régia Valéria, enaltece a importância da coletividade para ações desse tipo.

“Esse espírito de coletividade contamina mesmo e a gente divulga muito, temos um número grande de alunos e em todas as nossas unidades colocamos cartazes. Todo lugar que tem Senac na Bahia, além de ser ponto de coleta, nós vamos aos lugares, sejam supermercados ou escolas, disseminando para que mais gente saiba da campanha”, afirma.

O projeto funciona a partir da venda dos lacres de latas de alumínio para indústrias de reciclagem. O dinheiro das vendas é destinado à compra de cadeiras de rodas novas para pessoas ou instituições que necessitam. Para fazer parte da lista de doações é necessário se inscrever pelo site https://www.lacredobem.org.br/.

Kelsor Gonçalves Fernandes, presidente da Fecomércio-BA
Kelsor Gonçalves Fernandes, presidente da Fecomércio-BA | Foto: Rafaela Araújo

Cuidando do meio ambiente

O grande diferencial da iniciativa é que, para além da promoção da solidariedade, há uma conscientização ambiental, o incentivo à reciclagem e o cuidado com o meio ambiente. E há também uma mobilização crescente, desde pessoas que juntam lacres com os familiares, restaurantes que apoiam a causa, colégios que arrecadam latas de alumínio em gincanas com esse propósito e o apoio logístico da Patrus Transportes, que faz o transporte das doações e das cadeiras gratuitamente.

Para aquisição de uma cadeira de rodas são necessárias 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres de latas de alumínio.

Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio Cadeiras de rodas são doadas em solenidade na Casa do Comércio

* Sob a supervisão da editora-coordenadora Kenna Martins

exclamção leia também