A cidade de Cachoeira ganhou um memorial em homenagem a enfermeira brasileira Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil. A inauguração aconteceu na quinta-feira (24), com apoio da Prefeitura de Cachoeira, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
O evento de inauguração contou com a Missa de Réquiem, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, as 12h, em memória da homenageada e traslado da sua urna funerária para a casa natal. E a inauguração ocorreu às 13h30.
“Cachoeiranos e demais baianos prestigiaram a inauguração do Memorial Anna Nery, que é um resgate da memória da nossa heroína. Orgulho por Anna Nery ser natural de Cachoeira e Mãe da Enfermagem Brasileira”, disse a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).
Além do Memorial Anna Nery, foi inaugurada também a Sub-seção do Conselho Regional de Enfermagem (Casa Natal de Anna Nery).
Reunião Ordinária de Plenária
Está ocorrendo em Cacheira, a Reunião Ordinária de Plenária (ROP), do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). O evento reúne diversas autoridades da enfermagem brasileira, como a presidente da instituição, a enfermeira Betânia Maria, e demais conselheiros federais e regionais dos Conselhos Regionais de Enfermagem de todos os estados brasileiros. É a primeira vez que a ROP ocorre na Bahia.
Nas reuniões, são julgados os processos éticos e administrativo de todo o sistema (COFEN/CORENS), bem como as suas resoluções e pareceres técnicos, além de deliberar projetos, programações de eventos nacionais. Essas ações têm como objetivo fomentar o empoderamento profissional e legal para a enfermagem.
Como parte do evento, ocorreu ainda, nesta quarta-feira (23), a entrega do prêmio Anna Nery, na Faculdade Adventista da Bahia. O prêmio contemplou enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Bahia que atuaram durante a pandemia da COVID-19.