O Brasil anualmente movimenta cerca de R$ 15,5 bilhões só com a produção de cachaça, que é o terceiro destilado mais consumido no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, (Ibrac), atualmente são produzidos quase 800 milhões de litros, porém o país tem capacidade para atingir 1,2 bilhão de litros por ano.
No último levantamento divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em 2021, 936 produtores formalizados eram responsáveis por 4.969 rótulos.
Minas Gerais se destaca no ranking dos produtores , com 50% da produção do país e 353 alambiques. No Sudeste é onde se concentra a maioria das cachaçarias, com 66,2% da produção nacional.
A Expocachaça, evento realizado em Belo Horizonte, tem como objetivo divulgar ainda mais o produto. Na última edição, 160 expositores de 18 estados participaram.
“Até o fim da década de 1990, a cachaça carregava um preconceito muito grande. Os equipamentos não eram sofisticados e as indústrias eram pequenas. Hoje, o Brasil não só exporta a cachaça, mas os maquinários para outros países produzirem tequila e whisky. A cachaça ficou elitizada, perdeu aquela conotação de bebida de bêbado", contou José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça.