
Nesta segunda-feira (12) é o primeiro dia útil das mudanças nas linhas de ônibus da capital baiana implementadas pela Secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob). No total, 16 linhas serão alteradas com o objetivo de agilizar o sistema de transporte público. A ideia é encurtar o tempo de viagem do passageiro e ampliar a integração com o metrô.
As primeiras quatro linhas foram alteradas no sábado último. Neste primeiro momento a Estação BRT, na Avenida ACM, passa a ser a parada final dos coletivos que antes faziam o retorno na Rua Ceará, na Pituba. São elas: Massaranduba, Ribeira, Santa Mônica e IAPI. Esta última terá aumento significativo nas viagens diárias. Sobe de doze para 44.
"Estas mudanças visam tornar o sistema ainda mais eficiente e facilitar o deslocamento dos passageiros, de forma que possam ter mais viagens à disposição com menor tempo de espera nos pontos de ônibus. E tudo isso, é importante ressaltar, sem qualquer prejuízo dos usuários até o destino final. Graças a essas alterações, as pessoas poderão esperar menos tempo nos pontos e chegar mais rápido ao destino", disse o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller.
A secretaria explicou que as alterações serão realizadas de maneira escalonada, ou seja, divida em três etapas. A primeira já está valendo. As outras duas virão dos dois próximos sábados, 17 e 24 de junho. Serão alteradas as linhas dos coletivos que transitam na Avenida Paralela e Br-324, respectivamente.
A tendência, segundo a Semob, é aumentar em 71% o número de viagens por dia, além de reduzir em média 72% o tempo de espera dos passageiros nos pontos.
Linhas que mudaram:
- 0207-Massaranduba x Itaigara | passa a ser 0214-Massaranduba x Estação BRT Hiper
- 0427-IAPI x Itaigara | passa a ser 0431-IAPI x Estação BRT Hiper
- 0218-Ribeira x Pituba | passa a ser 0217-Ribeira x Estação BRT Hiper
- 2006-Metrô Retiro/Stª Mônica x Pituba | passa a ser 2007-Metrô Retiro/Stª Mônica x Estação BRT Hiper
