Os testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros foram iniciados nesta quinta-feira (26), no BRT de Salvador, pela Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
Com capacidade máxima para conduzir mais de 150 passageiros, o buzu gigante vai ficar em operação para que sejam verificadas suas condições de trafegabilidade e transporte de passageiros.
Leia também:
“Cometa do século” passará pela Terra nesta sexta; veja como observar
A TARDE Educação realiza minicursos no sul da Bahia
Receita apreende roupas piratas no valor de R$ 230 mil em loja de Salvador
De acordo com a Semob, a fase de testes envolve diversos modelos, para que o mais adequado seja escolhido. Salvador está em fase preparatória para aquisição de financiamento junto ao Banco Mundial, na ordem de US$94 milhões, que possibilitará a compra de quase 100 ônibus elétricos que irão incrementar a frota do transporte coletivo.
Quem embarcou na estação Rodoviária do BRT, nesta quinta (26), pode experimentar o ônibus sanfonado articulado da BYD. Nessa primeira fase de testes, o coletivo segue o itinerário de forma expressa direto para a Estação Pituba.
Além da viabilidade técnica, o período de avaliação inclui a opinião dos passageiros. Folders com uma pesquisa de satisfação em QR Code estão espalhados nas estações do BRT para que os usuários registrem suas impressões.
"Trazer esse tipo de veículo para Salvador faz com que a gente conheça as especificidades do equipamento e nos ajuda a verificar seu desempenho. Estamos trabalhando para que em breve nossa cidade receba cada vez mais ônibus modernos e de alta capacidade de transporte", afirmou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.