23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Novos rumos - 27/04/2023, 16:04 - Anderson Orrico

Bruno Reis anuncia ações para valorização do Centro Histórico

Entre as medidas estão reforço com mais 100 guardas municipais e 30 policiais militares

Prefeito anunciou a criação da 11ª sub-prefeitura
Prefeito anunciou a criação da 11ª sub-prefeitura |  Foto: Olga Leiria/Ag. A Tarde

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, apresentou na manhã desta quinta-feira (27) ações voltadas para a valorização do Centro Histórico que vem sofrendo diariamente com violência, abandono e depredação do patrimônio. Entre as medidas, está a criação da Sub-prefeitura do Centro que ficará localizada no antigo Instituto ACM e terá como gestor o Coronel Sturaro.

“A prefeitura já vinha estudando a implantação do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio. Os últimos casos de violência ocorridos no fim de semana chamaram a atenção por algumas ações que poderíamos fortalecer e potencializar ainda mais, em especial na área da segurança mesmo não sendo responsabilidade da prefeitura e na área social”, afirmou Bruno.

A primeira medida anunciada por Reis foi a criação da 11ª Sub-prefeitura, que ficará responsável pela Gamboa, Pelourinho, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo. O prefeito explicou como vai funcionar a nova unidade e que foram convocados 100 novos guardas municipais para atuarem na localidade e 30 novos policiais que serão enviados pelo estado.

“Essa prefeitura bairro terá autonomia administrativa com a descentralização e estará sob a gestão do Coronel Sturaro, que irá coordenar ações e equipe própria de limpeza, de manutenção da cidade, da guarda civil municipal. Além disso, teremos a ampliação da rede de iluminação e da área social, com equipe de abordagem permanente e organizações sociais contratadas para atender as pessoas dependentes de substâncias psicoativas. Ao todo, a prefeitura vai investir só no custeio dessas operações R$ 15 milhões”, revelou o prefeito.

Serão mais de 300 profissionais diários envolvidos na região nas áreas de trânsito, mobilidade, segurança, social, limpeza, manutenção e iluminação. De acordo com Bruno, as ações foram discutidas e validadas com as associações, empresários e moradores locais, que contribuíram para a elaboração do programa.

“Todas as respostas que dependiam da prefeitura para esta área que foram demandadas por eles nós apresentamos as devidas soluções e encaminhamento. Além disso, tem uma forte agenda cultural com programação intensa todos os dias, em especial no fim de semana para atrair os soteropolitanos, os baianos, mas também para receber melhor os visitantes que vem a nossa cidade”, contou Bruno.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Pedro Tourinho, o calendário de eventos deve ser divulgado em breve. "Vamos buscar soluções em nossos equipamentos, Casa do Carnaval, Casa do Benin, Cidade da Música, ou seja, ter uma programação cultural extensa pra esse tipo de evento. No resto do centro, iremos ter uma programação grande que vai ser anunciada nos próximos dias do calendário anual, que aí envolve toda essa região e as ruas, para fazer tudo se movimentar", disse Tourinho.

O sub-prefeito nomeado, Coronel Sturaro, especialista em segurança pública, explicou que no Pelourinho não vai tratar somente da questão de segurança, mas de um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida de quem mora ali e dos visitantes.

“Cabe a nós entregar ao estado todos os meios que nós tivermos para que possa fazer o seu trabalho e que possa trazer ao Pelourinho tranquilidade para o povo ser feliz. Aqui vamos tratar de tudo que é gestão: cultura, lazer, esportes e outros. A missão é revitalizar e trazer vida para o Pelourinho. Eu assumi essa missão e recebi tudo pronto porque o prefeito teve o discernimento de descentralizar todas as áreas e colocar aqui. Recebi o convite de um amigo e não posso negar a missão. É um desafio e tem que ser enfrentado”, afirmou Sturato.

Além dessas ações da prefeitura, o governo do Estado irá reforçar a segurança na localidade com novos soldados da Polícia Militar da Bahia que se formaram no dia 17 de abril deste ano. Os militares serão incorporados ao 18º Batalhão da Polícia Militar (Centro Histórico) e atuarão nas localidades do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Terreiro de Jesus, Praça da Sé e região da Avenida Sete.

exclamção leia também