24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Mundo das letras - 11/01/2025, 06:40 - Artur Soares

Bruna Silva lança novo livro de poesias sobre ancestralidade

Èsù Walê - O Caminho de Volta reúne poemas sobre afeto e ancestralidade

Bruna Silva tem dez anos de carreira
Bruna Silva tem dez anos de carreira |  Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

A poesia é uma arte poderosa e que, quando usada pela artista certa, pode trazer muitos ensinamentos. Na segunda-feira (13), acontece o lançamento de 'Èsù Walê - O Caminho de Volta', um livro de poesias que aborda temáticas como ancestralidade, amor e preconceito.

A obra é a consagração dos dez anos de carreira da poeta Bruna Silva. O lançamento acontece às 19h, na Casa do Benin, no Pelourinho. A entrada é gratuita.

O livro conta com 26 poemas, que são acompanhados por ilustrações. Para quem gosta de uma experiência diferente, a obra também está disponível como audiobook no Spotify. “São dez anos de muito trabalho nas periferias, fazendo um trabalho de base dentro de colégio público, levando a poesia marginal e de protesto”, enfatizou Bruna em entrevista ao MASSA!

Imagem ilustrativa da imagem Bruna Silva lança novo livro de poesias sobre ancestralidade
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Bruna começou a escrever na adolescência, época em que conheceu o Sarau da Onça, projeto que existe há 14 anos. No início de sua carreira artística, ela recitava seus textos dentro do buzão, experiência que foi essencial em sua jornada. “O ônibus foi uma das experiências mais incríveis que eu tive porque foi quando eu me senti muito mais segura dentro da minha arte, foi quando consegui trabalhar muito mais coisas como interpretação e dicção”, pontuou.

A principal fonte de inspiração para os poemas são suas experiências pessoais. Por meio da escrita, Bruna alerta o público sobre uma realidade que ainda é presente na vida da população negra e periférica. “As minhas escritas são pautadas nas coisas que eu passei e nas experiências dos meus. Então eu vou falar sobre juventude negra, sobre o genocidio da juventude negra e sobre intolerância religiosa”, contou.

Além de rimas que servem como protesto, a autora se permitiu abordar outros temas. Èsù Walê marca a primeira vez que ela vai escrever sobre o amor. A vontade de abordar esse tema surgiu após uma indagação de uma fã sobre o porquê Bruna não escrevia sobre esse assunto. “A dificuldade em escrever sobre amor é porque o amor para a gente é muito difícil. Não tem como escrever sobre amor se meu pai não foi presente, por exemplo”, explicou.

Bruna enfatizou o poder transformador que a arte pode ter. Em suas palavras, a literatura foi sua salvação. “Eu tinha amigos da época que eu comecei a escrever que não estão mais vivos. A literatura poderia ter sido uma saída para eles”, afirma. Um dos objetivos do seu trabalho é levar essa transformação para a vida de outras pessoas. “Eu faço meu trabalho pensando que a poesia que eu recito dentro dos colégios públicos possa ser o ideal transformador na vida deles, assim como foi na minha”, concluiu.

Imagem ilustrativa da imagem Bruna Silva lança novo livro de poesias sobre ancestralidade
Foto: Clara Pessoa / Ag. A TARDE

Poesias difíceis de concluir

O trabalho de um escritor não é fácil e exige muito esforço. Durante a criação do livro, houve alguns textos que demoraram um pouco para serem concluídos. Um deles é o que retrata um episódio de intolerância religiosa sofrido pela autora. “Eu comecei a escrever a poesia no dia do acontecido. Consegui escrever quatro linhas e parei”, revelou. O ataque veio por parte de um motorista de aplicativo. Por ser uma memória sensível, o texto acabou sendo engavetado por um bom tempo . “A gente costuma falar tanto sobre isso, que quando acontece com a gente é difícil de digerir”, acrescentou. Também houve casos que as rimas demoraram de sair por conta da pressão. Por ter como tema Exu, a primeira poesia do livro também demorou para ser concluída. “Acho que a dificuldade de terminar talvez tenha sido pela responsabilidade que é escrever sobre isso”, concluiu a autora.

Serviço

O quê: Lançamento do livro de poesias Èsù Walê - O Caminho de Volta, de Bruna Silva

Quando: segunda-feira, 13, às 19h

Onde: Casa do Benin, Pelourinho

Entrada: Gratuita, com distribuição de exemplares

Mais informações: @brunasilvapoesia

exclamção leia também