28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Buracão! - 02/12/2023, 09:14 - Redação

'Broca' em Vera Cruz pode ter aparecido devido a extração de Sal-Gema

Estudo da área indica que a segurança da população está garantida

Cratera em Vera Cruz
Cratera em Vera Cruz |  Foto: OrtoPixel

Sal-Gema. Esse é provável o motivo da abertura da enorme cratera que se abriu em 2018 no município de Vera Cruz, Ilha de Itaparica, próximo da vila de Matarandiba. Um estudo da empresa alemã IFG indica que a extração do mineral na década de 1980 e algumas fissuras já existentes na área podem ter causado a erosão.

O levantamento foi divulgado na sexta-feira (1º). Segundo a Dow Química, empresa responsável pela região onde o buraco se formou, a cratera já atualmente tem 116 metros de comprimento, 43 metros de largura e 22 metros de profundidade, sendo que inicialmente media 69/29/46, mudança que eles garantem ser esperada pelas características do fenômeno geológico.

Ainda de acordo com o estudo, ainda não é possível saber quando a situação se estabilizará, pois isso tem influência de diversos fatores geológicos e ambientais não explanados.

No entanto, segundo a ITG, a vila de Matarandiba, o acesso à Ilha de Itaparica e a atual área de exploração de sal-gema da Dow Química estão seguras, além de ser remota a possibilidade da formação de uma nova cratera.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF) abriu um inquérito civil público para investigar o surgimento do buraco. A perícia técnica entende que a empresa utilizou medidas para a segurança da população local.

exclamção leia também