29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Irresponsabilidade que prejudica o próximo - 04/11/2022, 08:18 - Everton Santos

Bloqueio de rodovias impediu paciente receber transplante de coração

O órgão seria destinado ao paciente do estado de São Paulo

Paciente foi impedido de receber coração em São Paulo
Paciente foi impedido de receber coração em São Paulo |  Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Os atos antidemocráticos com pessoas bloqueando rodovias por não aceitar a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, no domingo (30), fez com que um paciente de São Paulo não pudesse receber um coração de um doador goiano, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do estado paulista. O doador, que era um jovem de 21 anos, estava internado no Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e não resistiu após sofrer um traumatismo crânio-encefálico.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Goiás, o coração seria destinado ao paciente do estado de São Paulo, porém, não chegou nem a ser captado, ainda que estivesse apto para isso. A pasta completou que “não houve aceite do órgão por parte do estado paulista”.

Já a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP) informou que o transporte de coração exige rapidez e que o órgão deve chegar até o doador em um período de até quatro horas.

“Equipes técnicas responsáveis consideraram que, devido a bloqueios, não seria possível realizar a operação de forma que o órgão chegasse com segurança ao paciente”, explicou a pasta de São Paulo.

A Saúde de Goiás ainda complementou que após São Paulo não conseguir realizar o aceite ao órgão, seguiu com a seleção de receptor para o Distrito Federal, onde não houve receptor compatível.

exclamção leia também