23º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Cultura - 04/12/2024, 05:40 - Vitória Sacramento

Bloco Ibéji abre inscrições para o Concurso Cultural Reis e Rainha

Concurso é inspirado em personagens simbólicos como o Rei do Congo, a Rainha Ginga e o próprio Rei Mominho

Crianças de 6 a 15 anos podem se inscrever
Crianças de 6 a 15 anos podem se inscrever |  Foto: Rodrigo Castro/Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Concurso Cultural Reis e Rainha Afro Ibéji 2025, promovido pelo Bloco Afro Infantil Ibéji. Crianças de 6 a 15 anos podem se inscrever gratuitamente para participar dessa celebração que visa exaltar a cultura afro-brasileira por meio de danças, performances e trajes tradicionais. O evento ainda não tem local e data definidos, mas pretende fortalecer a valorização da ancestralidade e identidade afrodescendente.

As categorias incluem apresentações para Rei e Rainha Afro Mirim, avaliados por sua performance e dança afro, e para Rei Mominho, que será julgado pela desenvoltura, postura e criatividade. Além de competir, os participantes terão a oportunidade de aprender e se conectar com a história e as tradições de suas raízes culturais.

As inscrições são realizadas pelo formulário online disponível no perfil oficial do bloco no Instagram (@Ibejioficial).

Imagem ilustrativa da imagem Bloco Ibéji abre inscrições para o Concurso Cultural Reis e Rainha
Foto: Rodrigo Castro/Divulgação

De acordo com Marta Santana, presidente do Bloco Afro Ibéji, o concurso é uma plataforma de resgate e preservação das tradições afro-brasileiras, promovendo a autoestima e combatendo a invisibilidade histórica da população negra no Brasil. “O evento celebra as contribuições afrodescendentes para a formação cultural do país e ajuda a desmistificar preconceitos, fortalecendo o sentimento de pertencimento”, destaca Marta.

Unificando desde 2014 às categorias "Rei Mominho" e "Rei e Rainha Afro", o concurso é inspirado em personagens simbólicos como o Rei do Congo, a Rainha Ginga e o próprio Rei Mominho, que representa a ludicidade e o espírito festivo do Carnaval. O evento busca educar e sensibilizar o público sobre a riqueza cultural afrodescendente, conectando elementos históricos e culturais de forma lúdica.

exclamção leia também