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Black November - 09/11/2023, 06:20 - Maria Laura S. de Souza - Atualizado em 09/11/2023, 23:58

Black Friday: programa dos Correios realiza live para empreendedores

Vanessa Helena de Oliveira Alves, consultora de Negócios no SEBRAE/SP, dá dicas para empreendedores

A black friday acontece dia 24 de novembro
A black friday acontece dia 24 de novembro |  Foto: Ilustrativa/ Rovena Rosa / Agência Brasil

“Dicas relâmpago para a Black November”. Esse é o título da live oferecida pelo programa AproxiME, iniciativa dos Correios que apoia e auxilia micro e pequenos empreendedores com vendas digitais. A palestrante Vanessa Helena de Oliveira Alves, consultora de Negócios no SEBRAE/SP, deu importantes dicas para empreendedores que já estão ou ainda não se prepararam para uma das datas mais disputadas do ano no comércio.

Segundo Vanessa, 22% dos clientes no Brasil começam a pesquisar preços da Black Friday três meses antes da data. 22% dos clientes fazem essa pesquisa no último mês, 12% 15 dias antes e 16% na mesma semana. “A diferença das outras datas no ano é que na Black o cliente está comprando pra si, se não for um desconto ou preço que chame a atenção, pode não atrair tanto o cliente, porque isso é a cara da Black Friday”, destaca.

A primeira dica da consultora é sobre o público alvo da campanha de vendas nessa data. “Pra quem você quer vender na Black? Cuidado com estratégias tentando atender todo mundo, todo mundo é muita gente”, alerta. O foco pode ser, por exemplo, o púbico que já compra com a loja, ou a captação de novos clientes. Ela esclarece ainda que essa delimitação ajuda a tomar outras decisões como o produto que vai estar à venda, os canais de comunicação e o feedback positivo no final.

Outra dica é sobre a escolha do produto/serviço oferecido aos clientes. De acordo com Vanessa, em 2022, os produtos mais vendidos na Black Friday foram celulares, televisores, eletrodomésticos, produtos de informática, roupas e cosméticos. Ela ressalta que nesse quesito, também é importante checar o estoque constantemente e estar preparado para restabelecer os produtos mais populares. Outra dica é acompanhar o Google Trends para saber quais produtos os clientes estão pesquisando mais, ou fazer uma enquete no Instagram.

Ainda falando da escolha do produto, Vanessa lembra que a embalagem é um importante fator para a experiência de compra, porque agrega valor à marca e expressa criatividade. “Também é importante pensar na logística de entrega: planejar antecipadamente os processos de embalagem, de envio e entrega, principalmente para garantir que os clientes recebam rápido e a tempo”, completa.

A terceira dica é fazer com que o cliente saiba que a empresa estará em campanha de vendas no período estabelecido. “Conte para o cliente se você está vendendo, como está vendendo, por onde, até quando e como vai funcionar”, retrata. Segundo a consultora, estar na página de pesquisas do Google é uma forma eficiente de chegar até o cliente. “As redes sociais: WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok estão nos 4 primeiros lugares de maior utilização. Seu cliente está lá? Sua página está atualizada?”, questiona.

A divulgação do produto e promoção da loja é a quarta dica. Uma das formas mais rápidas de completar essa atividade é fazer parcerias com influenciadores digitais locais ou regionais. “Fazer uma parceria com uma influenciadora ou influenciador digital pode aumentar a chance da sua empresa gerar confiança no consumidor e efetivar a venda”, indica Vanessa. Dar um nome a campanha também é uma forma de chamar a atenção e criar expectativa no cliente.

O frete grátis é um dos itens que mais aumentam a iniciativa de venda online. Vanessa incentiva essa ação e acrescenta que os brindes e bônus crescem o valor percebido pelo cliente, mas alerta: “Cuidado com o brinde. Coloca coisa legal! Tudo que ele ganha faz parte da experiência do cliente com a marca, então se for um brinde muito simples, que quebra fácil, é ruim, ele atrela aquilo a experiência de compra com a sua marca e acaba relacionando a coisa ruim com a entrega do produto final”.

Por fim, o atendimento ao cliente é o momento de destacar a loja dos outros empreendimentos. “Atender é tudo, não adianta nada se tem toda estratégia e depois atende mal o cliente, atender faz toda a diferença”, salienta Vanessa. Ela orienta ainda que a equipe esteja preparada para esse momento, e que uma bonificação ao funcionário é uma forma de deixá-los mais propensos a alguns desafios, “a equipe precisa estar no clima da Black”.

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