25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Prateleiras cheias - 31/05/2024, 12:01 - Da Redação

Bibliotecas da rede pública recebem livros adquiridos na Bienal 2024

As 1.042 unidades de ensino da rede receberão os exemplares

Secretaria também distribuiu vale-livros para os alunos usarem na Bienal do Livro
Secretaria também distribuiu vale-livros para os alunos usarem na Bienal do Livro |  Foto: Ascom / SEC

A Bienal do Livro Bahia 2024, realizada em Salvador entre os dias 26 de abril e 1° de maio, deu brecha para uma iniciativa significativa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) para fortalecer o hábito da leitura entre estudantes e professores. A SEC distribuiu cartões vale-livros e adquiriu milhares de exemplares que serão adicionados aos acervos das bibliotecas das 1.042 unidades de ensino, 672 anexos e 33 Escolas de Famílias Agrícolas em todo o estado.

Essa ação faz parte do Plano Estadual do Livro e Leitura da Bahia, que visa incentivar a prática da leitura e desenvolver habilidades interpretativas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade nos estudantes.

Fabio Barbosa, diretor de Execução das Políticas para a Educação Básica, explicou que a seleção dos títulos adquiridos foi baseada em critérios que promovem discussões sobre temas contemporâneos e relevantes para os estudantes, como a educação antirracista, o respeito às diversidades e a importância da inclusão.

“Diante das diferentes realidades existentes em cada território da Bahia, utilizamos critérios para a aquisição de títulos que estimulem discussões sobre temas contemporâneos e de interesse dos estudantes”, afirmou Barbosa. Ele também destacou a importância do diálogo sobre essas questões para construir uma cultura de tolerância e respeito às diferenças.

A Bienal do Livro Bahia 2024 e outras iniciativas literárias recentes no estado estão contribuindo para o fortalecimento desse plano. A proposta é, além de incentivar a leitura, estimular a criação de clubes de livro e de leitura, que já estão fomentando a produção literária em muitas unidades escolares.

exclamção leia também