Um bebê de 9 meses morreu após contrair coqueluche em Teixeira de Freitas, no interior da Bahia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quarta-feira (20), embora o caso tenha ocorrido no dia 12 de novembro.
Esse foi o primeiro óbito causado pela doença nos últimos cinco anos. Segundo informações, o bebê já havia contraído covid-19, rinovírus e adenovírus, o que agravou seu estado de saúde e contribuiu para o desfecho fatal.
De acordo com a Sesab, a Bahia registrou 18 casos de coqueluche em 2024. Desses, 14 atingiram mulheres. As idades dos pacientes variaram de 1 mês a 32 anos, mas 46% dos casos foram em crianças com menos de 1 ano, que estão entre os mais vulneráveis à doença.
Leia mais:
Grave acidente deixa cinco feridos e uma pessoa morta na BA-120
Homem fica em estado grave após levar garrafada em show de reggae
A coqueluche é uma infecção que afeta o sistema respiratório, incluindo traqueia e brônquios, e é marcada por crises de tosse seca. A doença é transmitida por meio de tosse, espirros ou fala de pessoas infectadas. Os primeiros sintomas lembram os de um resfriado, como mal-estar, coriza, tosse seca e febre baixa. Essa fase inicial, que pode durar semanas, é a mais contagiosa. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com pessoas não vacinadas e, em menor escala, por objetos contaminados.