Na última sexta-feira (8), o Banco Central anunciou que 644 chaves Pix de clientes da Caixa Econômica Federal tiveram dados expostos em setembro devido a falhas nos sistemas da instituição.
Leia também:
Salvador Boa Praça acontece neste fim de semana
Vistoria anual de taxi é prorrogada em Salvador; confira novas datas
Dados como nome, CPF e informações da conta ficaram temporariamente visíveis, mas não houve vazamento de saldos ou senhas.
Embora o caso tenha baixo impacto financeiro, o BC optou pela divulgação para promover transparência.
Como saber se sua chave Pix foi exposta
A Caixa informará diretamente os clientes afetados por meio do aplicativo e do internet banking, canais seguros e oficiais. Caso não tenha recebido nenhuma notificação nesses canais, é provável que sua chave Pix não tenha sido impactada.
Para garantir a segurança, o BC aconselha os clientes a desconsiderarem mensagens, e-mails ou ligações sobre o incidente. Em caso de dúvidas, verifique os comunicados oficiais no aplicativo da Caixa ou entre em contato com o suporte oficial do banco.
Acompanhamento de incidentes Pix
O Banco Central mantém uma página oficial para monitoramento de incidentes e reforça que sanções poderão ser aplicadas à instituição financeira, conforme as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Esse é o 16º incidente envolvendo dados de chaves Pix desde o lançamento do sistema, em 2020, sempre restrito a informações cadastrais, sem afetar a segurança das transações.