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ACERVO - 05/02/2025, 20:13 - Da Redação

Barroco brasileiro: conheça história da 'igreja de ouro', em Salvador

Grupo A TARDE teve acesso ao acervo que trata da história da "igreja de ouro"

Igreja São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador
Igreja São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador |  Foto: Acervo dos municípios brasileiros / Biblioteca IBGE

O desabamento de parte do teto da Igreja São Francisco de Assis, a "igreja de ouro", no Centro Histórico de Salvador, deixou uma jovem morta e seis feridos nesta quarta-feira (5). O Grupo A TARDE teve acesso ao acervo que trata da história do templo religioso na biblioteca do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A igreja, construída no século XVIII, tem seu interior todo recoberto em ouro e jacarandá com talhas retratando anjos, animais e flores.

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Existem inúmeros painéis de azulejos, em tons de azul, na entrada do templo, no altar e na sacristia, retratando cenas alusivas a São Francisco de Assis — seu nascimento e renúncia aos bens materiais, trabalhos pintados por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria de Portugal.

A origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas. O convento foi iniciado primeiro e, em 1708, foi lançada a pedra fundamental da igreja, com o edifício terminado em 1723, mas sua decoração ainda levou mais tempo. O convento foi concluído em 1752, porém todo o complexo só foi finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria. No século XX, os edifícios passaram por intervenções de restauro em diversas ocasiões.

A planta da igreja é incomum entre as edificações franciscanas do Nordeste brasileiro, pois tem três naves, ao passo que o desenho mais usual conta com apenas uma nave. A fachada, voltada para um grande largo onde existe um cruzeiro, tem influência maneirista, com duas torres laterais relativamente simples e um volume central mais decorado, especialmente no frontão.

Todas as superfícies do interior - paredes, colunas, teto, capelas – são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas diversas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, realizadas entre 1733 e 1737.

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