22º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

14 de Julho - 02/05/2024, 15:45 - Da Redação

Barragem rompe no Rio Grande do Sul e população precisa evacuar casas

Situação no Sul do país é preocupante devido aos fortes temporais

Expectativa é que o rio suba de 2 a 4 metros a partir do colapso da barragem
Expectativa é que o rio suba de 2 a 4 metros a partir do colapso da barragem |  Foto: Reprodução / Redes Sociais

A barragem 14 de Julho, na Serra Gaúcha, colapsou na tarde desta quinta-feira (2) em razão das fortes chuvas que atingem o estado desde o início da semana. A informação foi divulgada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e pelo prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.

De acordo com o gestor municipal, a população precisa sair o mais rápido possível de suas casas. A expectativa é que o rio suba de 2 a 4 metros a partir do colapso da barragem.

“Recebemos agora a informação da Ceran, que controla as barragens, que a barragem de 14 de Julho acabou de colapsar. A informação que a gente precisa passar para todos os moradores que vivem às margens do Rio das Antas e Rio do Taquari, é sair o mais rápido possível desse local. A tendência é que isso suba em torno de 2 a 4 m. Essa é a tendência que aconteça nos próximos minutos e nas próximas horas nos municípios mais abaixo, lá no Taquari. Importante: Isso é uma informação oficial e a gente precisa informar o máximo de pessoas possível dentro da margem do Rio das Antas e do Rio Taquari”, destacou Segabinazzi.

Veja também:

Brasileiro é preso acusado de matar jovem no estilo samurai

Em uma postagem nas redes sociais, o governador do estado, Eduardo Leite, confirmou o problema na barragem. A Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), empresa responsável pela barragem, informou por meio de nota o rompimento parcial do trecho direito da barragem.

O Plano de Ação de Emergência foi colocado em prática no dia 1 de maio, às 13h50, em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança. As barragens de Monte Claro e Castro Alves encontram-se em estado de Atenção e seguem sendo monitoradas”.

A Ceran segue em contato com as autoridades competentes e ressalta o cuidado com as pessoas. A empresa pede a todos que se informem através dos seus meios de comunicação oficiais

exclamção leia também