24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

prepara o bolso - 03/07/2024, 18:17 - Da Redação

Bandeira amarela: veja como economizar na conta de luz

Confira dicas para economizar na conta com atitudes simples do dia a dia

Medida foi adotada como prevenção à previsão de poucas chuvas e aumento de carga
Medida foi adotada como prevenção à previsão de poucas chuvas e aumento de carga |  Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela. A adoção dessa modalidade, mais de dois anos após a recorrência da bandeira verde sem adicional de cobrança na conta, se deu em razão de condições menos favoráveis para geração de energia no país.

Com a bandeira amarela, as tarifas dos consumidores serão acrescidas em R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos. Esse é o valor aprovado pela Aneel em março deste ano, quando houve redução de 37% do valor da bandeira amarela, caindo de R$ 2,989/KWh para o valor atual.

De acordo com a Aneel, a bandeira amarela foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (em cerca de 50%) e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia no mesmo período.

Leia também:
Detalhes sobre 'Enem dos concursos' serão revelados nesta quinta-feira
Morador do Itaigara fatura bolada na Mega-Sena; saiba quanto

Para não pesar tanto no bolso dos consumidores, algumas dicas de economia são essenciais e fazem a diferença na conta no final do mês. Confira:

Ar-condicionado e ventilador
O recomendado é manter a temperatura do aparelho entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. A outra opção é adquirir aparelhos com a tecnologia Inverter, onde há melhor uso do compressor. Também é importante conferir se a manutenção do aparelho está em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas.

Chuveiro elétrico
Deve ser mantido desligado ou na opção verão, que consome até 30% menos energia. Além disso, é importante tomar banhos rápidos e desligar a água quando estiver ensaboando. Por segurança, a orientação é sempre usar resistências originais, pois as inadequadas podem elevar o consumo de energia e provocar sérios danos à instalação e ao chuveiro, causando risco de acidentes. A troca por aquecedor solar térmico é sempre recomendado.

Geladeiras
Para evitar o aumento do consumo, deve-se verificar a borracha de vedação e evitar colocar alimentos quentes, além de abrir o eletrodoméstico o mínimo de vezes possível. Outra orientação é manter o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede, evitando que o calor aumente excessivamente na parte traseira.

Iluminação natural e uso de LED
É importante manter janelas e cortinas abertas para utilizar a iluminação natural. Utilizar cores claras nas paredes e apagar as lâmpadas dos cômodos desocupados, com exceção daquelas que contribuem com a segurança. Quando precisar usar lâmpadas, escolha as de LED, que são cerca de 40% mais econômicas. Esse tipo de lâmpada possui maior vida útil e sua tecnologia também causa menos impacto ambiental.

exclamção leia também