O Banco Central (BC) revelou, nesta terça-feira (26), um novo vazamento de dados relacionados ao Pix. Este é o 12º incidente registrado apenas em 2024, conforme dados da própria autoridade monetária.
Desta vez, 1.378 chaves Pix vinculadas à Cronos Instituição de Pagamento Ltda., uma fintech, foram comprometidas devido a falhas pontuais nos sistemas da empresa.
Leia também:
Concurso REDA abre 193 vagas em Salvador; veja como se inscrever
Olha o din din! Especialista dá dicas para usar bem o 13º; confira
Os incidentes ocorreram entre os dias 5 e 8 de novembro, segundo o BC. Apesar do problema, o Banco Central garantiu que informações sigilosas, como senhas, movimentações financeiras ou saldos, não foram expostas.
De acordo com a nota oficial, os dados acessados são de natureza cadastral e incluem nome do usuário; CPF; instituição financeira de relacionamento; agência; e número da conta.
Embora o vazamento tenha ocorrido, o BC reforça que os dados vazados não permitem movimentação de recursos ou acesso direto às contas bancárias.
Como saber se sua chave foi afetada?
Ainda de acordo com o Banco Central, os clientes que tiveram seus dados cadastrais expostos com o incidente serão devidamente informados.
Essa notificação ocorrerá exclusivamente via aplicativo ou pelo internet banking da instituição financeira. Fique atento!