
O Sindicato dos Bancários da Bahia anunciou, nesta terça-feira (10), que os servidores da Caixa e do Banco do Brasil entrarão em greve a partir da próxima sexta-feira (13). A decisão foi tomada por meio de uma assembleia geral realizada na segunda-feira (9).
Desde junho, os servidores buscam uma valorização de seu trabalho, reivindicando pautas como aumento salarial acima da inflação, veto à permissão de que os bancos possam demitir funcionários concursados e melhorias no plano de saúde.
“Desde junho, entregamos a pauta de reivindicações. A luta dos bancários não é só sobre salário e sobre os bancários; é uma luta que vem sendo travada há muito tempo, com a defesa até do próprio cliente, que é quem gera o lucro. Vemos muitas agências fechadas. Você vê cidades pequenas onde, quando uma agência é fechada, a economia daquele município se esvai, porque as pessoas vão para outra localidade e não voltam para consumir naquele comércio. Agências fechadas em Feira de Santana, bancários sendo demitidos, e a população prejudicada”, disse o diretor de comunicação do sindicato, Edmilson Cerqueira, ao Acorda Cidade.
Leia mais:
Homem que meteu carro em mercado alega transtorno mental em laudo
Eleições sangrentas: candidatos são mortos antes do 1º turno
O presidente licenciado do Sindicato dos Bancários da Bahia, o vereador Augusto Vasconcelos, confirmou ao Portal Massa! que a greve afetará toda a Bahia e até outros estados, como Sergipe. Os bancos tentam evitar a situação, e outras rodadas de negociação devem ocorrer até sexta-feira.