25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

sucesso total - 10/07/2024, 19:17 - Da Redação

Baianos avançam para final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Estudantes estão entre os finalistas da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)

Finalistas irão a Campinas-SP para a fase presencial, que ocorrerá na Unicamp no dia 31 de agosto
Finalistas irão a Campinas-SP para a fase presencial, que ocorrerá na Unicamp no dia 31 de agosto |  Foto: Divulgação

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo, em São Desidério, no interior da Bahia, e do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros, em Salvador, estão entre os finalistas da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).

Os finalistas irão a Campinas-SP para a fase presencial, que ocorrerá na Unicamp no dia 31 de agosto. No dia seguinte, 1º de setembro, será realizada a cerimônia de premiação com a entrega de medalhas de Ouro, Prata e Bronze, também no campus da Universidade.

Este ano, a OMU contou com a participação de 2,8 mil equipes de todo o Brasil, sendo que 225 equipes de 22 estados chegaram à etapa final. Entre elas, estão as equipes do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo e do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros.

A equipe do Colégio Estadual Manoel Macedo Cirilo é composta pelos estudantes Daniel Neves Teixeira, Sarah Santielly Alves da Silva, Tadna Joanna Morais da Silva e pelo professor Leonny George. Já a equipe do Colégio da Polícia Militar de Dendezeiros é formada pelos estudantes Enzo Gabriel Rios da Silva, João Gabriel Santana de Oliveira Nunes Santos, João Miguel Ribeiro Neri Alcântara dos Santos e pelo professor Marcos Vinícius Carvalho Galderice.

Leia mais:
Salvador Norte terá sessão especial para pessoas com TEA
Programa Bahia sem Fome distribui marmitas para milhares de pessoas
Dá tempo! Inscrições para concurso público da saúde são prorrogadas

A OMU é aberta a estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º ano) e Médio de escolas públicas e particulares. As equipes passaram por duas fases online nos meses de abril e maio para chegarem à final.

As provas são dissertativas e, além da correção tradicional, também é avaliada a qualidade do texto e argumentação de maneira comparativa. Elas também são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).

Diferentemente de outras competições de Matemática, a OMU incentiva a participação em equipes compostas por três estudantes e um professor responsável. O objetivo é que os alunos discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

O evento é promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

exclamção leia também